Crianças encontram prefeito e se divertem com festa na Biblioteca

20/8/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Entre as dezenas de eventos que marcaram as festividades do aniversário de Sorocaba, celebrado no último dia 15, um foi muito especial. Não somente pelo ineditismo, mas pela confiança na qual se traduziu, pela adesão maciça e alegre de pequenos e adultos e pelas descobertas que marcaram o primeiro acantonamento na Biblioteca Municipal "Jorge Guilherme Senger".

Foram 16 horas de festa, brincadeiras, diversão e perguntas; a maior parte delas, direcionadas aos prefeito Antonio Carlos Pannunzio que recebeu os 30 meninos e meninas que integraram o projeto "Uma noite na Biblioteca", no dia 14 de agosto.

E o frio nem foi sentido pela gurizada que, sob capuz e capa de chuva, munida de lanterna e ao som de gritos de guerra, atravessou a distância entre o prédio da BMS e o Palácio dos Tropeiros para encontrar Pannunzio em seu gabinete.

Na companhia da esposa e presidente do Fundo Social de Solidariedade, a educadora Maria Inês Moron Pannunzio, o prefeito cumprimentou um a um e sentou-se ao chão para um bate-papo de mais de meia-hora. Sob os olhares dos funcionários da Secretaria da Cultura e Lazer (Secult), de alguns funcionários do Paço, e até mesmo da Emília – personagem do Sítio do Pica Pau Amarelo, a conversa arrancou risadas de todos os presentes.

Entre as muitas curiosidades das crianças, com idade  entre 8 e 10 anos, uma das que foram unânimes no quesito 'sensacional': "você é mesmo o original ou uma cópia que ficou aqui?".

Para Pannunzio esse contato foi excelente e responder às perguntas da garotada foi melhor ainda. "É uma oportunidade de me distrair com a inteligência e a perspicácia dessas crianças que, muito diferente daquilo que nós fomos, estão totalmente preparadas para se aventurar nas coisas", comentou o prefeito.

Trompetista, cantor, hábil na conversa e crítico em suas posições, José Augusto Tamborra Baptista é um exemplo do garoto preparado a que se referiu Pannunzio. Dono de uma postura gentil e educada, disse que a visita ao prefeito foi uma grande oportunidade de conhecer de perto aquele que comanda a cidade e "aprender coisas que até motivam a pensar em ser prefeito um dia". Sem, claro, na altura dos seus 9 anos, engatar que, também, pode vir a ser jornalista, policial ou ator. Dormindo pela primeira vez fora de casa, José Augusto acabou confessando que, junto ao entusiasmo pela experiência, teve uma cochiladinha no período da tarde; "para aguentar a noitada"

Pijama, travesseiro e balada

Foi a primeira vez, também, de Isabela Ishibashi, de 8 anos. Aluna da EM 'Ari de Oliveira Seabra' e, talvez, por isso, ela e a mãe foram tão precavidas. Isabela levou para a biblioteca a maior mala que uma criança poderia ter levado para dormir fora de casa. Na verdade, a mala era quase maior do que Isabela. "É que tem travesseiro, esse cobertorzão, pijama..." explicava divertidamente enquanto tirava cada item. Entusiasmada com as possibilidades que a noite traria, confessou ter adorado o gabinete do prefeito. "É bonito e a visão da cidade é linda, de noite", disse. A maior preocupação da menina, porém, era o pai, que trabalha fora de Sorocaba e não sabia que a filha iria dormir fora de casa, sozinha, pela primeira vez. Mas isso logo foi esquecido, quando chegou a hora do lanche e assistir a um filme e se preparar para a baladinha de pijama; com direito a DJ, música eletrônica e iluminação especial.

Para a responsável pelo acantonamento, Ana Cristina Miragaia, o que de melhor ficou dessa aventura, que terminou na manhã do dia 15, foi a certeza de que, em outubro, para celebrar o Dia das Crianças, outras crianças poderão curtir as mesmas coisas, numa segunda edição do acantonamento. "Foi um sucesso e queremos repetir a dose mais vezes. Vamos trabalhar para conseguir realizar outros eventos assim", comentou Ana Miragia.

Compartilhe no Whatsapp