Novo serviço permitirá a validação de certidões através do portal

14/8/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Com isso, o contribuinte não necessitará se deslocar até uma unidade da Casa do Cidadão para validar certidões emitidas pela Secretaria da Finanças

 A partir desta quarta-feira (14), os contribuintes poderão fazer a validação de qualquer tipo de certidão emitida pela Secretaria da Finanças (SEF) através do Portal da Prefeitura de Sorocaba. Esse serviço faz parte do Sistema Integrado de Administração Tributária (Siat), novo sistema de administração tributária que está sendo implantado pela administração municipal.

"Esse é um avanço que vai modernizar a relação da Secretaria da Finanças com o contribuinte, evitando o deslocamento para um atendimento presencial, economizando tempo e outras despesas tanto do poder público quanto do munícipe", destaca o secretário Aurilio Caiado.

Dessa forma, em vez de se deslocar a uma das unidades da Casa do Cidadão para validar uma certidão de cadastro de imóvel, certidão negativa ou uma certidão de cadastro imobiliário, por exemplo, basta a pessoa acessar o link através do portal da Prefeitura de Sorocaba e obter a certidão com uma marca d'água. Esse documento estará em formato PDF para que o cidadão, se achar necessário, possa imprimi-lo.

De acordo com Caiado, com o decorrer do tempo, o Siat terá novos serviços em funcionamento. "Futuramente, o munícipe poderá, por exemplo, emitir de segunda via do IPTU, além de fazer consultas gerais sobre dados do cadastro do contribuinte", explica.

Para acessar o serviço, basta o munícipe acessar o portal www.sorocaba.sp.gov.br e na página inicial encontrará um banner "Validar certidão". Ao clicá-lo, uma nova página será aberta, onde a pessoa terá que digitar o número da certidão e um código de autenticidade.

Compartilhe no Whatsapp