da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
O prefeito Antonio Carlos Pannunzio encerrou, na noite de sexta-feira (9), o programa "Prefeito no Bairro", realizado nas instalações da futura Casa do Cidadão da Avenida Nogueira Padilha, na Vila Hortência. Acompanhado de secretários municipais, ele ouviu solicitações dos moradores da Zona Leste, fechando uma série de seis edições semanais do "Prefeito no Bairro", todas nas Casas do Cidadão, e que começaram no Jardim Ipiranga (Zona Oeste) e depois aconteceram no Parque das Laranjeiras (Zona Norte), Éden, Brigadeiro Tobias, Vila Helena (Zona Norte) e, por fim na Vila Hortência (Zona Leste).
Logo ao chegar, o prefeito foi questionado sobre a Casa do Cidadão da Nogueira Padilha. Ele explicou que o prédio está pronto, mas faltam o mobiliário e equipamentos, adquiridos por meio de licitação. Por isso, o atendimento no prédio só começará em setembro.
Para os moradores da Zona Leste, Pannunzio anunciou a entrega da Unidade Pré-Hospitalar em prédio da Avenida Nogueira Padilha e que está praticamente pronta, devendo entrar em operação ainda neste mês, por meio de um convênio no sistema de contratualização com o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS).
A região também terá uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) na Vila Haro. Com estas unidades, será desafogado o atendimento prestado pelo Pronto-Socorro Municipal, instalado em dependências da Santa Casa. "Hoje sabemos que a situação na Santa Casa é aflitiva", disse o prefeito ao informar ainda que o atendimento para consultas de especialidades na Policlínica Municipal será descentralizado e em breve o governo do Estado colocará em funcionamento o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), no bairro Mangal, ampliando a oferta de consultas em especialidades médicas.
Sobre as reclamações em torno das questões da Saúde, ele reafirmou que a Saúde é a prioridade absoluta da Prefeitura. Lembrou que a partir deste mês, tão logo sejam acertadas as questões legais, começarão a trabalhar na rede municipal os 149 novos médicos aprovados em concurso. A implantação da UPH a Zona Leste em apenas sete meses do mandato e o gasto de 30% do orçamento na Saúde (a obrigação legal para as prefeituras é de 15%) mostram que o setor é efetivamente prioridade de Governo, como destacou Pannunzio.
O prefeito também informou que cerca de 200 famílias da Vila Zacarias terão a regularização das áreas em que vivem, com a entrega dos títulos das propriedades, dentro do trabalho de regularização fundiária implementado pela Prefeitura. Dias atrás, nesta semana, Pannunzio assinou a regularização do Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita, o Sorocaba 1, com 3.506 casas e mais 80 áreas de comércio. Este conjunto foi construído no primeiro governo de Pannunzio entre 1989 e 1992. A regularização permite que o bairro possa receber serviços que não dispunha como é o caso de agências bancárias, as quais só podem ser instaladas em áreas regularizadas.
Um compromisso assumido pelo prefeito foi o de instalar quiosques na praça no entorno da Casa do Cidadão. Outra reivindicação levada por mães daquela região é a de instalação de playground para as crianças. Pannunzio disse que vai atender, mas antes irá verificar com os técnicos as áreas que possam receber os brinquedos, bem como as Academias ao Ar Livre.
A Zona Leste terá a construção de mais creches. Uma delas, por exemplo, será no Jardim Isabel. No Jardim Gutierrez, moradores cobram a pavimentação da Rua José Martinez Gabarron, uma reivindicação que vem sendo feita há muitos anos. O prefeito informou a eles que já está em processo de licitação para a definição da empresa que executará o serviço ainda neste ano. Também a Rua Jorge Kenworthy, que é de paralelepípedos, está no elenco de vias a serem pavimentadas.
Moradores demonstraram preocupação com o trânsito na Nogueira Padilha e imediações depois do funcionamento da UPH da Zona Leste e o prefeito explicou que a Urbes – Trânsito e Transportes já prepara o estudo neste sentido para a segurança. Outra preocupação é em relação às proximidades do Zoológico Quinzinho de Barros. A Urbes prevê a implantação de mão única em um sistema binário com a Rua Comandante Salgado. E foi solucionado pela Prefeitura outro problema perto do Zoo: o estacionamento de ônibus nas ruas. A Prefeitura definiu uma área específica para os coletivos de excursões que vão ao "Quinzinho".
Em relação ao transporte coletivo, Pannunzio foi questionado sobre os oito ônibus que vieram de Pernambuco para a empresa concessionária, que é de lá. O prefeito explicou que os coletivos estão dentro da idade mínima de frota exigida e têm capacidade para transportar um maior número de passageiros. "A frota de ônibus de Sorocaba tem idade média de 2 anos e oito meses, o que é bom para o sistema", disse. Fez questão de destacar que os ônibus não são do sistema BRT – Ônibus Rápido, que a Prefeitura vai implantar em Sorocaba e para isso obterá financiamento do Governo Federal.
Outra cobrança feita no "Prefeito no Bairro" e que terá ação imediata da Prefeitura é a colocação de material antiderrapante nas rampas das calçadas para auxiliar os cadeirantes. Ao final da reunião, o casal Antônio Fernandes, 75 anos, e Maria Rosália Rodrigues Fernandes, 71 anos, fez questão de cumprimentar Pannunzio. O casal quis também uma foto com o prefeito.
A última edição do "Prefeito no Bairro" teve a participação dos vereadores Fernando Dini, Muri de Brigadeiro, Carlos Leite, Anselmo Neto, Waldomiro de Freitas e Saulo do Afro Art's. Ao final, Dini, Muri e Carlos Leite falaram ao público e destacaram a eficiência dos encontros nos bairros. Carlos Leite, que é do PT, embora oposicionista deixou registrado "nossa confiança no atual governo".