da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
"Será necessário passarmos de uma visão local para a visão regional em nossas ações". A afirmação é do prefeito Antonio Carlos Pannunzio que participou, na manhã desta sexta-feira (9), do Seminário de Desenvolvimento Regional organizado pela Fundação Ubaldino do Amaral, mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul. Pannunzio discursou em nome dos 22 prefeitos que vão integrar a futura Região Metropolitana de Sorocaba.
Além dos prefeitos e vereadores das cidades da região, o encontro teve a participação dos deputados federais Iara Bernardi e José Olímpio e estaduais Maria Lúcia, Carlos Cezar e Hamilton Pereira. Este último foi homenageado por Pannunzio pela iniciativa de elaborar o projeto de lei visando à criação da Região Metropolitana e que se tornou a base de uma outra propositura, com o mesmo propósito, que será apresentada à Assembleia Legislativa pelo governador Geraldo Alckmin. "Agora, esta é uma causa de todos nós", disse ele.
O prefeito de Sorocaba, cidade-sede da Região Metropolitana, defendeu o crescimento regional acompanhado de uma visão humanizadora para atender às necessidades das populações dos municípios. E citou um bordão que entende ser importante: "Desenvolvimento para ser bom tem que ser bom para todos". Ele ainda lembrou que não tem a menor importância se a Região Metropolitana de Sorocaba será ou não a maior do Estado, tendo uma população superior a 1,6 milhão de habitantes. O que importa são as ações integradas em um sentido comum e que objetivem a melhoria da qualidade de vida da população. "Sorocaba sabe que tem muito a ganhar com a criação da Região Metropolitana e que essa criação pode ampliar os ganhos das populações dos municípios", observou Pannunzio.
Os 22 municípios que integrarão a Região Metropolitana de Sorocaba são: Alumínio, São Roque, Araçariguama, Piedade, Ibiúna, Tapiraí, Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora, Salto, Itu, Pilar do Sul, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Jumirim, Iperó, Mairinque, Porto Feliz, Tatuí, Tietê, Votorantim e Sorocaba.