da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Fotos na Agência Sorocaba de Notícias
Você sabia que Sorocaba tem um Barão? Ele é Boaventura Delfim Pereira, 1º e único Barão de Sorocaba, nomeado por Dom Pedro I em 12 de outubro de 1826. O Barão, sua cunhada, Domitila de Castro, o Imperador que declarou a independência do Brasil e o brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, foram alguns dos personagens da palestra proferida pelo professor, jornalista e historiador, Geraldo Bonadio, aos alunos do 2º ano do Ensino Médio, da EM "Leonor Pinto Thomaz".
Na palestra "Domitila de Castro, Dom Pedro I e Rafael Tobias de Aguiar – A Marquesa de Santos na historiografia e na literatura brasileira", realizada na manhã desta quinta-feira no auditório da Biblioteca Municipal "Jorge Guilherme Senger", os estudantes conheceram um pouco mais da história da marquesa, os personagens que fizeram parte de sua vida e a ligação deles com Sorocaba.
A atividade faz parte do Roteiro Educador, desenvolvido pela Secretaria da Educação (Sedu), assistida atentamente pelos estudantes do 2º ano do Ensino Médio por mais de 1 hora. O Roteiro consiste na realidade em uma aula viva sobre a cidade, seus monumentos e personagens que construíram a sua história. Beneficia aproximadamente 15 mil estudantes de 6 a 16 anos.
A retomada dos passeios integra a agenda comemorativa pelos 359 anos de Sorocaba e desta forma, esta semana, os espaços visitados pelos estudantes são: Baltasar Fernandes, Mosteiro e Espaço Cultural São Bento (Museu da Energia), Casarão de Brigadeiro Tobias, Museu Histórico e Jornal Cruzeiro do Sul.
Ao todo são 40 espaços educadores, devidamente sinalizados pela Prefeitura, que recebem os estudantes. Com o Roteiro Educador, os próprios públicos, entidades e monumentos históricos da cidade se transformam em espaços educadores, recebendo crianças e adolescentes da rede municipal de Ensino. Consiste numa verdadeira viagem pela história da cidade, personagens e seus monumentos. Consta da grade curricular e as visitas são monitoradas, pré-agendadas e, durante a viagem de ida, o professor conta a história ou descreve sobre o local a ser visitado.