da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Fotos na Agência Sorocaba de Notícias
O prefeito Antonio Carlos Pannunzio recebeu em seu gabinete o secretário da Habitação, Hélio Godoy, o diretor jurídico da empresa Cohab Crhis, Nelson Pereira de Sousa.
No encontro, foi anunciada a regularização fundiária das 3.506 moradias do bairro Júlio de Mesquita Filho, o Sorocaba 1, que foram entregues em 1992, no primeiro governo do atual prefeito, que foi entre 1989 e 1992.
Além das residências, também foram anunciadas a regularização das 49 ruas, 130 aberturas de ruas, 80 comércios, 12 áreas institucionais, sete sistemas de lazer e três áreas verdes, totalizando 3.780 matrículas.
"Um dos principais objetivos da administração era a regularização das moradias do famoso 'Sorocaba 1', e hoje, em menos de um ano, posso dizer que estamos próximos de realizar uma grande meta de trabalho. Só posso dizer que sou um cara privilegiado, por depois de mais de 20 anos poder reviver esse momento. Sou uma pessoa de muita sorte, de poder sentir toda a felicidade dessas pessoas depois de tanto tempo. Não imaginava poder reviver algo parecido", afirma Pannunzio.
As entregas das escrituras serão realizadas após a Secretaria da Habitação e Urbanismo (Sehab) terminar o levantamento das documentações dos moradores. Depois de apurar a quitação dos financiamentos, o setor agendará a entrega dos documentos que sairá no nome dos proprietários, registrados em cartório de imóveis pelo programa de ITBI zero.
O ITBI é o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis e o programa ITBI zero isenta de imposto da Prefeitura famílias de baixa renda, das quais seria cobrado no registro da escritura do imóvel.
Segundo dados da Sehab, mais de 50% dos proprietários já quitaram suas moradias, o que aponta que a maioria deverá ser chamada para registro. Ainda de acordo com a pasta, o déficit para as famílias que ainda não quitaram, não passa de R$ 2 mil a R$ 3mil, por família.
"As famílias que ainda não foram convocadas ou que foram, mas não puderam comparecer, não precisam se preocupar, pois a equipe de regularização fundiária da Prefeitura está chamando pessoalmente o responsável de cada moradia para entrevista e levantamento de documentação", frisou Hélio Godoy.
Também participou do encontro o vereador Waldomiro de Freitas, presidente da comissão de Regularização Fundiária da Câmara Municipal.