da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Na manhã desta terça-feira (6), o subsecretário de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Marcos Cintra, foi recebido pelo presidente da Empresa Municipal Parque Tecnológico de Sorocaba, Vitor Lippi. Cintra, que substitui a professora Desirèe Zoain no cargo, veio de São Paulo especificamente para conhecer a estrutura do Parque Tecnológico sorocabano, cujo conceito é diverso de todos os demais parques brasileiros.
Vocacionado para os setores automotivo, metalmecânico, eletrônico, energias alternativas, eletroeletrônico e TIC, o modelo adotado para o Parque Tecnológico de Sorocaba é resultado de conceitos aplicados em vários projetos conhecidos em países como França, Inglaterra, Dinamarca, EUA e também do Brasil.
Acompanhado do presidente do PTS, o subsecretário conheceu todos os ambientes do parque, os espaços ocupados pelos laboratórios que já estão em funcionamento, como: Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), Metso, Bardella e Greenworks, entre outros. As pesquisas do Cesar serão na área de engenharia avançada em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
Conforme ressaltou Cintra, o conceito de Parques Tecnológicos, que está sendo crescentemente aceito pelo Estado de São Paulo, é uma das ideias mais inovadoras e importantes no desenvolvimento tecnológico e da inovação de qualquer país. "A experiência internacional já mostra que a sinergia gerada pelos parques tem altíssimo retorno econômico e social muito elevado", afirmou o subsecretário.
Ao final do encontro, foram discutidos vários projetos do Governo do Estado para o Parque Tecnológico de Sorocaba e os avanços conquistados nos últimos meses. "Particularmente, o Parque de Sorocaba, que é novo, em fase de consolidação, chama atenção pelo seu planejamento. Só posso antever um sucesso muito grande e um encaminhamento muito rápido na concretização deste projeto", concluiu Cintra.