da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Fotos na Agência Sorocaba de Notícias
A área para a construção do Hospital Público da Zona Norte, na Avenida Ipanema, já foi desapropriada pela Prefeitura, que aguarda agora a autorização judiciária visando à imissão da posse. Com isso, em um curto espaço de tempo a Prefeitura poderá dar início ao processo licitatório para a construção da unidade, que já tem um nome: Hospital das Clínicas de Sorocaba. O prefeito também informou que serão construídas 406 moradias populares no Jardim Betânia e 320 no Jardim Maria Eugênia.
Os anúncios foram feitos, na noite de quinta-feira (1), na Casa do Cidadão Ipanema, pelo prefeito Antonio Carlos Pannunzio, durante a penúltima edição do "Prefeito no Bairro". O prefeito lembrou que o Hospital, um compromisso que ele assumiu quando da campanha eleitoral, será construído na área da garagem da antiga TCS. A desapropriação se dá por via judicial em razão de a empresa ter falido.
Pannunzio e os secretários municipais ouviram reivindicações e sugestões de moradores da Zona Norte, que lotaram as dependências da Casa do Cidadão. Muitas delas serão incluídas no Orçamento da Prefeitura para 2014, outras estarão no Plano Plurianual. Mas há também aquelas solicitações que o prefeito apresentou data para o atendimento ou as que tiveram despacho imediato.
Foi o caso do pedido de uma solução para os atropelamentos que têm sido registrados na Avenida Ipanema, na região do Jardim Novo Horizonte. Ali, que reúne diversos empreendimentos comerciais, será construída uma lombotravessia e a Urbes -Trânsito e Transportes vai estudar a possibilidade de implantar um conjunto semafórico.
À solicitação de melhor atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque São Bento. Pannunzio informou que isso acontece ainda neste mês. Será entregue o novo prédio – mais amplo – para a UBS. Ele também explicou que a Saúde, como um todo, vai melhorar porque os 149 médicos aprovados em concurso público vão começar a se integrar à rede municipal, reforçando o atendimento nas UBSs, Policlínica, Pronto-Atendimento (PA) e Unidades Pré-Hospitalares (UPH).
Além disso, entrará em funcionamento a UPH da Zona Leste, em prédio da Avenida Nogueira Padilha, implantada por meio de convênio com o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS). A UPH atenderá não só a Zona Leste como também a Zona Sul da cidade e deverá ser entregue dentro das comemorações do aniversário de Sorocaba. "A Prefeitura está fazendo todo o esforço, que é para atender melhor a nossa gente. Saúde é o compromisso maior do meu governo", frisou Pannunzio.
Mais casas
Na reunião com os moradores da Zona Norte, o prefeito deu uma importante notícia na área habitacional. Informou que já está com contrato firmado a construção de 406 moradias em área da Avenida Betsaida, no Jardim Betânia. Outras 320 moradias são programadas para o Jardim Maria Eugênia, sem contar as 2.560 em construção no Jardim Carandá, no Caguaçu, e mais 2.160 também para aquela região e que estão com contrato já assinado. "Meu compromisso na campanha eleitoral era de construir 5 mil moradias, mas já posso mudar para 10 mil unidades habitacionais", disse Pannunzio no encontro.
O prefeito tranquilizou moradores do Jardim Aeroporto, preocupados com a desapropriação das casas em razão das obras de ampliação do Aeroporto. Ele disse que todos os proprietários terão prioridade nos programas habitacionais. Fez o mesmo em relação a outros do Parque São Bento 2, cujas casas estão em área de risco de enchentes.
Moradores também questionaram o prefeito sobre a falta de ambulâncias e ele disse que a Prefeitura deverá fazer licitação para a locação desses veículos, o que vai amenizar o problema hoje enfrentado. Informou que entre as oito novas creches previstas pelo convênio que assinou com o programa Creche-Escola, do Governo do Estado, uma será para atender a Vila Santa Clara. No Parque São Bento, entre outubro e novembro deverá ser entregue uma creche.
Pannunzio também informou que haverá melhorias no sistema de iluminação pública em pontos solicitados (muitos dos locais dependem de orçamento da CPFL), como é o caso de uma praça do Jardim Marli, além de melhorias no serviço de coleta de lixo, especialmente no que se relaciona à qualidade dos contêineres.
O próximo e último "Prefeito no Bairro" será na sexta-feira (9), a partir das 18h30, na Casa do Cidadão da Nogueira Padilha, que está sendo concluída para a entrega à comunidade da Zona Leste. Na edição da quinta-feira, participaram os vereadores Waldomiro de Freitas, Waldecir Morelly, Saulo do Afro Art's e Rodrigo Manga. As reuniões já foram realizadas nas Casa do Cidadão do Ipiranga (Zona Oeste), Itavuvu (Zona Norte), Éden (Zona Industrial), Brigadeiro Tobias.