da assessoria de imprensa
Terminou no último Domingo a 5ª Edição do Campeonato Brasileiro Juvenil Masculino e a 11ª edição do Campeonato Brasileiro Feminino Elite, torneio realizado em Mato Grosso do Sul. Foram ao todo seis dias de competição do mais alto nível técnico e com os maiores nomes do País, e disputas em todas as categorias de peso.
A convite da Federação do Rio de Janeiro, Sorocaba teve três representantes nos torneios, Ana Laís Barbosa na Elite Feminino, Vinicius Colone e Abner Teixeira no Juvenil masculino.
Pela Elite Feminina, Ana Laís Barbosa de 18 anos lutou na categoria até 54 Kilos e perdeu nas quartas de final para Marlene Profeta da Bahia e com isso, terminou a competição em quinto lugar. Esse é o primeiro ano que Ana Lais compete em torneios oficiais.
No Juvenil masculino, o Médio (75 Kg) Vinicius Colone de 17 anos que ficou com o bronze no ano passado também perdeu nas quartas de final e terminou a competição em quinto lugar.
Já o Peso Pesado (91 Kg) Abner Teixeira de 16 anos foi o grande campeão da categoria, o sorocabano venceu o atleta da casa Mario Lima por pontos em decisão unânime dos juízes.
No duelo final Abner começou cauteloso o combate, buscando pontuar mais colocou bom volume de golpes, mas Mario pressionou a Abner e com bons golpes cruzados na cabeça chegou a abalar o sorocabano no segundo round, que conseguiu assimilar bem e não caiu. A partir daí, Abner abusando de sua envergadura de 1,91 não deixou que Mario chegasse perto e com fortes golpes retos, conseguiu imprimir um ritmo forte na luta e garantir a vitória por três votos a zero e o título Brasileiro na categoria. O bom nível técnico aliado a conquista do jovem sorocabano chamou atenção dos responsáveis pela base da seleção brasileira.
Vladimir de Godoi: ?Para o Boxe de Sorocaba, essa conquista foi muito gratificante, pois fechou um primeiro semestre com chave de ouro, muitas conquistas como o terceiro título nos regionais, a quarta colocação no Luvas de Ouro com quatro medalhas de Bronze e duas de Prata. O trabalho da Liga Sorocabana mostra que cresce a cada dia em quantidade e qualidade, pela primeira vez tivemos três atletas competindo uma competição de nível nacional e pelo nível técnico do torneio, todos tiveram bom desempenho, isso mostra que a cidade de Sorocaba tem muito valor humano, muito potencial para ser trabalhado, com muita dedicação, carinho, sangue, suor e lágrimas conseguimos trabalhar com essas crianças e com isso obter bons resultados.
Agora, é cuidar desses meninos e meninas pois são muito novos e tem muito potencial, e prepará-los para olimpíadas e torneios internacionais pois todos eles tem capacidade para isso.?
Os três atletas são frutos do projeto social Boxe: Uma luz para o futuro da Liga Sorocabana de Boxe. Abner Teixeira e Ana Lais entraram na equipe de alto rendimento através do programa ?Atleta do Futuro?, uma seleção que ocorreu pela primeira vez no ano passado com crianças e adolescentes dos núcleos sociais que tinham interesse em treinar com a equipe de Sorocaba e hoje, menos de um ano depois da seletiva, já rendeu bons resultados como os campeões paulistas na categoria infantil (até 14 anos) e agora essa boa colocação em um torneio de nível nacional.
O Campeão Abner Teixeira não consegue esconder a felicidade de conquistar o País pela primeira vez tendo tão pouco tempo de treinamento, para ele, foi uma conquista importante, pois dá ânimo para continuar trilhando o caminho do Boxe, mas também sabe que esse é só o começo, e que com muito treino e dedicação pode e tem capacidade de chegar mais longe com o Boxe, sem precisar sair da cidade de Sorocaba para isso.