da assessoria de imprensa
Peça encenada pela Cia. Usina Paulistana de Artes tem como propósito a conscientização quanto à desigualdade social
Votorantim (SP), 25 de julho de 2013 – Com o propósito de conscientizar a população quanto à desigualdade social que permeia todo o nosso País, a Votorantim Cimentos e o Instituto Votorantim trazem para o município de Sorocaba (SP) o Projeto Cidadão de Papel – Levando Cidadania Através do Teatro.
A peça é escrita por Celso Cruz e baseada na obra do jornalista Gilberto Dimenstein. Ao som do rap e do pop, com a linguagem dos quadrinhos e do grafite, este é um espetáculo de ritmos, adaptado aos adolescentes.
O enredo conta a história de Hermano, o Mano, um garoto de classe média, que vai procurar emprego no centro da cidade, lugar que ele não conhecia e onde encontra o Pedra, um adolescente também de 17 anos, mas abandonado nas ruas e viciado em crack. Dessa relação nascerá uma nova consciência no rapaz, que vai conhecendo o outro lado da vida em uma grande cidade.
Com Pedra, Mano conhecerá as pessoas que vivem nas ruas: uma adolescente sem família forçada à prostituição, uma senhora vendedora ambulante e um sábio andarilho e catador de papel. Todos sem direitos de verdade, mas com direitos assegurados nas leis. Cidadãos (só) de papel. É desses encontros que Mano perceberá também a existência da solidariedade e do amor, permitindo a redenção das personagens.
Escrita há 20 anos, a obra de Gilberto Dimenstein nasceu para ser trabalhada nas salas de aula e em várias linguagens. A adaptação feita pelo dramaturgo Celso Cruz para o teatro traduziu para o palco, exatamente, o que Dimenstein defende em seu livro: uma atualidade contundente, que é pautada pela inclusão social e pelo fim da desigualdade, da violência, dos problemas urbanos, ou seja, por tudo que é reivindicado hoje pelas manifestações populares Brasil afora.
Espetáculo imperdível para o público infanto-juvenil, mas também para pais e mães. Todos juntos poderão refletir sobre a importância da inclusão social.
Serviço –
Espetáculo - Cidadão de Papel - levando cidadania através do teatro
Datas: 08 e 09 de agosto (4 sessões fechadas e gratuitas para escolas públicas)
11/08 - duas sessões para público da cidade 16h e 19h
Entrada: R$ 10,00 (inteira) – R$ 5,00 (meia)
Local: Teatro – Teatro Municipal Teotônio Vilela
Endereço: Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, s/nº - Alto da Boa Vista - Sorocaba - SP
Fone: (15) 3238-2222
Classificação etária: a partir de 12 anos
Sobre a Cia. Usina Paulistana de Artes
A Cia. Usina Paulistana de Artes é responsável pela peça “Cidadão de Papel – Levando Cidadania Através do Teatro”, criada e liderada pelo experiente diretor e produtor Régis Santos, que atua no teatro desde o início dos anos oitenta, tendo participado de filmes como Carandiru. No elenco: Aidê do Amaral, Clau Cicotosti, Cleiton Bars, Danilo Bethon, Marilia Adamy, Neusa Maria, Raphael Bueno, Régis Santos e Walmir Santana.
Sobre a Votorantim Cimentos
Comprometida com o desenvolvimento socioeconômico das localidades onde atua, a Votorantim Cimentos investe em ações sociais voltadas às áreas de Cultura, Promoção do Emprego e Renda, Educação, Esporte, Fortalecimento da Gestão Pública, entre outros.
Presente no negócio de materiais essenciais de construção (cimento, concreto, agregados e produtos complementares) desde 1936, a Votorantim Cimentos é, atualmente, uma das maiores empresas globais do setor, presente em 14 países: Brasil, Canadá, Estados Unidos, Bolívia, Espanha, Índia, China, Turquia, Marrocos, Tunísia, Chile, Argentina, Uruguai e Peru.
Sobre o Instituto Votorantim
Ao completar 10 anos, o Instituto Votorantim se fortalece como agente propulsor das práticas de responsabilidade social da Votorantim. A instituição foi criada em 2002 para qualificar o investimento social das empresas do Grupo, a partir da identificação de oportunidades que gerem valor para a sociedade.
Com presença em mais de 300 municípios no Brasil e outros países, o Instituto orienta as empresas do Grupo em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das comunidades dessas regiões. O Instituto promove ações no campo da educação, geração de trabalho e renda, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros. Ao longo de uma década de atuação, foram apoiados 1200 projetos, que beneficiaram mais de 4,6 milhões de pessoas.
Saiba mais em:
www.institutovotorantim.org.br