da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Fotos na Agência Sorocaba de Notícias
Com objetivo da formação artística e estética, o Mais Cultura Montagem, da Secretaria da Cultura e Lazer (Secult), é uma das intervenções que está promovendo a ocupação do Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV). Nas manhãs de terça e quarta-feiras, pessoas interessadas em aprender sobre teatro e ingressar na área, como atores, contam com o conhecimento do diretor e produtor teatral, Mário Pérsico, que ministra aulas de formação cênica. O módulo, que começou há uma semana e está no terceiro encontro, vai preparar os aprendizes para uma montagem – como o nome diz -, que será encenada no primeiro semestre de 2014, dentro da proposta do projeto.
Segundo Pérsico, a ideia é a adaptação de uma dramaturgia já constituída e que possa ser estudada e vivenciada ao longo do período de vigência do curso. Infelizmente, porém, apenas seis pessoas participam efetivamente do grupo, neste momento. "Até ter definido o total de alunos, não tenho como pensar qual será o espetáculo", comentou o diretor. Por isso mesmo, e na expectativa de que haja maior interesse do público, Mário Pérsico, ainda permitirá a adesão de novos alunos até o dia 19 de agosto. Interessados podem conhecer o trabalho realizado no TMTV, das 8h às 10h30 e, posteriormente, aderir ao curso.
Pelos caminhos da arte
Uma linha une os seis alunos do Montagem: a arte. Todos os integrantes têm algum tipo de experiência em música ou mesmo em teatro amador. É o caso de Simone Daniele de Souza que, assumidamente tímida, conta ter sido despertada para a modalidade na igreja. "Está me ajudando a vencer a timidez e, então, decidi investir num outro patamar", contou. E o investimento é tão sério que ela fica mais de duas horas após o término da aula aguardando para fazer outra oficina, a de dança, no período da tarde. "O pessoal da Secult deve ter se enchido de mim de tanto que eu ligava perguntando quando abririam as inscrições. Agora consegui", comemora.
O palco seduziu, também, Irene de Meira que, há 3 anos, entrou em contato com as emoções que o teatro provocam e fizeram-na se render à arte. "Saio de Araçoiaba cedinho, chego sempre na hora, não perco uma aula, um dia sequer. Comecei e agora tenho certeza de que não paro", confessa.
Além de conhecer um pouco da história do teatro, suas influências, o grupo também desenvolve técnicas de expressão e comunicação corporal, presença de palco, empostação de voz e dinâmicas que ajudam na interação com o ambiente.
As aulas acontecem às terças e quartas-feiras, das 8h às 10h30. O TMTV fica ao lado da Prefeitura, na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes 3.041, no Alto da Boa Vista. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3211.2911, na Secult, das 8h às 16h30.