da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Fotos na Agência Sorocaba de Notícias
Mobilização ocorreu no Poupatempo Sorocaba na última sexta-feira (26), para marcar o Dia Mundial de Combate às Hepatites
Para marcar a passagem do Dia Mundial de Combate às Hepatites, lembrado no último domingo (28), o Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/ Aids) da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio do Centro de Orientação e Aconselhamento de Sorocaba (Coas), realizou uma ação de orientação e prevenção da doença na sexta-feira (26). A mobilização para testagem rápida de hepatite B e C, voltada à população em geral, ocorreu na sede local do Poupatempo, entre as 10h e 17h.
De acordo com a coordenadora do Coas, Isis Câmara B. Teixeira, o objetivo do evento foi incentivar e facilitar o acesso à testagem para hepatite B e C, por se tratarem, na maioria das vezes, de doenças silenciosas. "A pessoa pode ser portadora, porém não apresentar sintoma algum. Somente fazendo o teste é possível saber se tem a doença ou não", comenta.
Os testes rápidos para hepatites são testes de triagem, ou seja, se tiverem resultado reagente, um teste laboratorial deverá ser realizado para confirmar o diagnóstico. O resultado dos testes rápidos para hepatites são liberados em 30 minutos. Durante a ação na sexta-feira (26), foram atendidas 134 pessoas que realizaram os dois testes (hepatite B e C).
Isis lembra que os testes rápidos para hepatites B e C, além dos testes rápidos para HIV e sífilis, são realizados pelo Coas, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. O Coas fica na Rua da Penha, 770, Centro. O telefone para mais informações é o 3232-2200.