Pré-conferência da Cultura extrai mais de 30 propostas dos grupos de trabalho

29/7/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Fotos na Agência Sorocaba de Notícias

 

Dos seis grupos de trabalho, que na tarde desta sexta-feira (26) atuaram dentro da pré-conferência da Cultura, saíram 36 propostas livres para o evento oficial do próximo sábado, 3 de agosto, quando a Secretaria da Cultura e Lazer (Secult), faz a sua 4ª Conferência Municipal da Cultura.

Foram seis células de discussões sobre a Criação das estratégias para o fortalecimento da cultura como um dos fatores determinantes do desenvolvimento sustentável; a Qualificação da Gestão Cultural: Desenvolvimento e Implementação de Planos Territoriais e Setoriais de Cultura e Formação de Gestores e Conselheiros de Cultura; a Discussão da cultura sorocabana nos seus aspectos de identidade, da memória, da produção simbólica, da gestão, da participação social e da plena cidadania; a Democratização e ampliação do acesso à cultura e descentralização da rede de equipamentos e serviços culturais, o  Fomento da produção, difusão e circulação de conhecimento e bens culturais (valorização e fomento das iniciativas culturais locais e articulação em rede) e a Promoção da diversidade cultural, acessibilidade e tecnologias sociais e culturais.

"Foi um ensaio para a Conferência e o público foi muito participativo, demonstrando o quanto está interessado e preocupado em discutir as políticas culturais para Sorocaba", disse a coordenadora do evento, Jaqueline Gomes.

Pela manhã, a pré-conferência foi marcada pela participação de palestrantes que falaram sobre o Sistema Nacional de Cultura (SNC), sobre o Direito à Cultura e à relação entre Cultura e Desenvolvimento. Questões intrínsicas aos quatro eixos de discussão propostos pela Conferência Municipal e que levará à edição estadual do evento a posição de Sorocaba no que diz respeito à produção cultural, ao incentivo ao acesso e à participação popular na área. Foram palestrantes o consultor da Unesco no Ministério da Cultura para implantação do Sistema Nacional de Cultura, Frederico Roth, o sociólogo e professor doutor da USP, Luiz Octávio de Lima Camargo e o escritor, pesquisador e documentarista, André Martinez.

Para o secretário da Cultura, José Simões de Almeida Junior, que abriu a mesa de trabalhos, os conferencistas atuaram como agentes de reflexão, discutindo questões que interferem diretamente na promoção e produção cultural. Uma discussão saudável e que visa horizontalizar políticas e ações, promovendo o acesso da população à Cultura.

"Viva a cidade: Cultura e Desenvolvimento"

A 4ª Conferência Municipal da Cultura, que será realizada em parceria com o Sesc e o Sesi, no próximo dia 3 de agosto, vai propor, entre outras coisas, estratégias para a implementação e consolidação de uma Política Municipal de Cultura que aprimore a articulação e cooperação institucional entre os agentes das esferas públicas e a sociedade civil.

Da conferência sairão os delegados que vão representar a cidade na etapa Paulista do evento e, posteriormente, a delegação que irá a Brasília, em novembro, participar da edição nacional das discussões sobre a política cultural brasileira.

A conferência é, ainda, o primeiro passo para que Sorocaba possa se inserir no Sistema Nacional de Cultura e engrossar a relação das 177 cidades paulistas que têm acordo de cooperação com o SNC.

Compartilhe no Whatsapp