Proprietários rurais devem fazer cadastramento ambiental

29/7/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Fotos na Agência Sorocaba de Notícias

 O prefeito Antonio Carlos Pannunzio participou, na tarde desta sexta-feira (26), no auditório da Fundação Ubaldino do Amaral, do lançamento do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que vai abranger todos os proprietários rurais do Estado de São Paulo. O evento, que teve também as presenças da secretária Jussara Carvalho (Meio Ambiente) e o chefe de gabinete Rodrigo Maldonado, trouxe a Sorocaba os secretários estaduais Bruno Covas (Meio Ambiente) e Mônika Bergamaschi (Agricultura e Abastecimento), além de prefeitos e representantes de vários municipios da região.

Pannunzio deu as boas-vindas aos visitantes, destacando que o cadastro será benéfico para os proprietários rurais, principalmente para os agricultores. "É importante para nós porque além de ser obrigatório, esse cadastro vai refletir na vida do produtor rural", disse o prefeito.

Explicando como irá funcionar o cadastro, Bruno Covas falou das ações desenvolvidas em conjunto com a Secretaria da Agricultura, destacando a preocupação do governo do Estado para com a agricultura, com o desenvolvimento sustentável. "Esse cadastro foi lançado no dia 5 de junho, em comemoração ao Dia do Meio Ambiente e pretendemos abranger as cerca de 330 mil propriedades rurais", explicou.

O CAR consiste em um cadastro eletrônico, obrigatório a todas as propriedades e posses rurais. As informações do cadastro serão declaratórias, de responsabilidade do proprietário ou possuidor rural, e farão parte do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural – o SiCAR, que ficará sob responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama.

Conforme destacou Covas, o cadastro é a principal ferramenta prevista na nova lei ambiental para a conservação do meio ambiente e a adequação ambiental de propriedades. "Possibilitará um maior controle sobre o cumprimento da lei ambiental, e auxiliará no cumprimento das metas nacionais e internacionais para manutenção de vegetação nativa e restauração ecológica de ecossistemas", concluiu.

Parque da Biodiversidade  

Após a solenidade de lançamento do CAR, acompanhado da secretária municipal de Meio Ambiente, Jussara Carvalho e de representantes da Toyota, o secretário Brunco Covas foi conhecer o Parque da Biodiversidade, localizado ao lado do Parque Tecnológico.

O Parque foi construido com recursos da Câmara de Compensação Ambiental do Estado de São Paulo, com investimentos de R$ 5 milhões, advindos da montadora Toyota.

O Parque de Biodiversidade garantirá a preservação de uma vegetação predominantemente de Cerrado e de Mata Atlântica, nascentes de água e cerca de 150 diferentes espécies de animais e 63 diferentes espécies arbóreas. O Parque tem como principal função proteger integralmente a fauna e a flora típicas da região, ampliando a proteção das áreas de proteção permanente (APPs) dos afluentes do rio Sorocaba, nas quais não são permitidas quaisquer atividades ou intervenções.

Compartilhe no Whatsapp