da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Fotos na Agência Sorocaba de Notícias
Atendimento preferencial, crédito consignado, planos de saúde e direitos do consumidor Idoso em geral foram alguns dos assuntos abordados, na manhã desta sexta-feira (26), no Clube do Idoso, durante palestra proferida por Paulo Góes, Diretor Executivo da Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Governo de São Paulo. A palestra é uma iniciativa da Secretaria da Cidadania (Secid) em parceria com o Programa São Paulo Amigo do Idoso, do Governo do Estado.
O principal objetivo é alertar e informar os idosos sobre as práticas abusivas do mercado, esclarecer os direitos deste crescente público consumidor e preveni-los, visando garantir seus direitos, como explica Paulo Góes. "Os idosos formam um grupo cada vez maior de consumidores que, frequentemente, acessam serviços importantes e precisam de informação adequada para fazer a melhor escolha não só do ponto de vista de econômico, mas até de saúde".
Ele exemplifica alguns desses serviços consumidos com mais frequência por este público. "Muitas vezes o crédito consignado é oferecido de forma agressiva e temos também muitos casos de superendividamento por conta de serviços e planos de saúde e eles precisam saber como se proteger de ofertas enganosas, como exercer o seu direito e como reclamar", acrescentou.
Questões como filas e atendimento preferencial e informações úteis de lazer e turismo também foram colocadas em pauta. Ainda foi distribuída uma cartilha com o material apresentando os direitos expressos no Estatuto do Idoso, no Código de Defesa do Consumidor e em outras leis estaduais e municipais que garantem ao idoso um tratamento digno.