da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Computadores, liquidificadores, aparelhos de fax antigos, ou qualquer outro material movido a energia elétrica, que está sem uso na sua casa, pode ser considerado lixo eletrônico e, como tal, precisa ser descartado da forma correta. É o que alerta a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Parcerias, pasta responsável pelos serviços públicos, futura Secretaria de Serviços Públicos.
"Às vezes, as pessoas guardam esses materiais, pois acreditam que um dia irão reutilizá-los, como um videocassete, por exemplo. Na verdade, as pessoas acabam guardando lixo em casa, ao passo que os descartando corretamente, esses materiais poderão ser efetivamente reutilizados", explica Gislaine Villas Boas, assessora técnica da Separ.
O descarte incorreto de resíduos eletrônicos implica uma série de consequências, já que possuem componentes e materiais "pesados", como o chumbo, que podem poluir o meio ambiente, contaminando a água e o solo.
É com o objetivo de evitar esta situação que o Núcleo de Gerenciamento de Resíduos Eletrônicos recebe este tipo de material. Referência nacional, por ser realizado 100% pelo município, lá é possível obter mais informações sobre o assunto, de que maneira pode ser feita a destinação e se o resíduo que o munícipe tem em casa pode mesmo ser enviado à cooperativa.
"O material será trabalhado pela cooperativa de catadores e gerar renda. Com a destinação correta, é possível evitar que os resíduos se misturem ao lixo comum que vai para o aterro sanitário, além de contribuir para o programa de coletiva seletiva de Sorocaba que é 100% realizado por cooperativa de catadores, apoiado pela Prefeitura de Sorocaba e que faz a inclusão das pessoas socialmente, economicamente. Os catadores chegam a gerar uma renda de até mil reais por mês", salientou Gislaine.
Gislaine ainda acrescenta que o Núcleo de Gerenciamento de Resíduos Eletrônicos recebe em média 15 toneladas de lixo eletrônico por mês, sendo que o ideal seria em média 50 toneladas por mês e ressalta que além dos munícipes, empresas também podem procurar o Núcleo para o descarte de seus resíduos.
O Núcleo de Gerenciamento de Resíduos Eletrônicos fica na rua Ourinhos, 241, no Jardim Iguatemi e o telefone para contato é o (15) 3325.5961.