da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Fotos na Agência Sorocaba de Notícias
O prefeito Antonio Carlos Pannunzio ouviu na noite de sexta-feira (19), na Casa do Cidadão do Éden, reivindicações de moradores do Éden, Cajuru, Aparecidinha e toda a região próxima da Zona Industrial. Foi a terceira edição do programa "Prefeito no Bairro" neste ano, realizado nas noites de sexta-feira nas Casa do Cidadão, em que o prefeito conversa com os munícipes sobre solicitações e sugestões para obras e serviços a serem realizados.
Acompanhado da vice-prefeita Edith Di Giorgi, secretários e assessores diretos, Pannunzio pode informar a situação de pedidos formulados, quando serão atendidos ou se entrarão em estudos para a tomada de uma decisão. O encontro, que começou às 19h se estendeu até 23h30.
Foi o caso, por exemplo, da solicitação de câmeras de segurança para o Éden. O prefeito explicou que existe uma em funcionamento e uma segunda será instalada em breve, além de outras sete programadas dentro do compromisso dele de implantar em Sorocaba a Muralha Eletrônica, como forma de proporcionar maior segurança nas entradas e saídas da cidade. Isso depende do processo de licitação do anel de fibra óptica, com a implantação de 250 quilômetros de cabos.
Em resposta a questionamentos dos moradores dos bairros, Pannunzio abordou a realização de obras complementares ao Sorocaba Total como a licitação para a construção do viaduto de acesso da Avenida Fernando Stecca à Rodovia Senador José Ermírio de Morais, a Castelinho, e à Avenida Independência e falou de outras obras viárias previstas para a região do Éden e Zona Industrial dentro da continuidade do mesmo Sorocaba Total.
Pannunzio tranquilizou moradores do bairro Iporanga 2 e de outras regiões da cidade, informando que estão em andamento os esforços no sentido da regularização fundiária e anunciou a construção de um conjunto habitacional com 422 moradias populares, com obras sendo iniciadas ainda neste ano.
Essas unidades irão se somar às outras 5.806 moradias já definidas pela Prefeitura no programa habitacional "Nossa Casa" e, das quais, 2.560 estão em construção no Jardim Carandá, em área do bairro Caguaçu. O número de moradias já ultrapassa em muito o compromisso que Pannunzio assumiu em campanha de construir 5 mil unidades ao longo dos quatro anos de mandato.
Mais médicos
Na área da Saúde, o prefeito informou aos moradores a retomada das obras da UPA do Éden e disse a eles que 149 novos médicos, aprovados em concurso público, irão se integrar à rede municipal para melhorar ainda mais o atendimento em todas as unidades de Sorocaba.
Além disso, Sorocaba terá, já a partir de agosto, o funcionamento da Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Leste, em prédio da Avenida Nogueira Padilha e a Prefeitura providencia a desapropriação da área da garagem da antiga TCS, na Avenida Ipanema, para a construção do Hospital Público da Zona Norte, um hospital de clínicas, que terá 200 leitos.
O prefeito também informou que a Prefeitura providencia a licitação para a realização de recapeamento asfáltico em 240 vias, enquanto isso, está com sete equipes nas ruas para o tapa-buraco em toda a cidade.
Transporte coletivo
Sobre transporte coletivo, solicitações de mudanças de horários e itinerários de linhas de ônibus merecerão estudos de viabilidade pela Urbes. O prefeito ainda respondeu a questionamentos de jovens com camisetas do grupo Domínio Público e que defendem a tarifa zero no transporte.
Explicou a eles que a Urbes é uma empresa pública e não tem lucro, mas que a prestação do serviço de transporte exige hoje um investimento direto da Prefeitura de R$ 30 milhões, independente da tarifa paga pelos usuários. Ele convidou representantes do grupo a conhecer as planilhas de custo do transporte, como já foi feito por parte de integrantes de outro movimento de jovens, o Contracatraca.
Novas creches, mais opções de lazer e de cultura, além do fechamento do Parque do Éden para a utilização adequada, foram solicitações que já estavam contempladas pela Prefeitura e às quais o prefeito pode informar que o atendimento será em breve. Moradores e Pannunzio manifestaram ainda preocupação com o despejo de esgoto "in natura" por parte de condomínios de outras cidades no rio Pirajibu, importante afluente do rio Sorocaba e que corta o Éden e a Zona Industrial.
Presente a Pannunzio
O "Prefeito no Bairro" não foi só de reivindicações. O professor Nélson Malheiros, morador do Jardim Alegria, presenteou Pannunzio com um livro de poemas, uma antologia da qual ele faz parte e inclusive citou um deles em homenagem ao rio Sorocaba.
Desta edição do programa participaram os vereadores Waldomiro de Freitas, Rodrigo Manga, Saulo do Afro Arts, Anselmo Neto e Carlos Leite. O próximo "Prefeito no Bairro" será na Casa do Cidadão de Brigadeiro Tobias, na sexta-feira (26). O programa já esteve na Casa do Cidadão do Ipiranga e da Itavuvu. Ainda serão realizadas reuniões na Casa do Cidadão Ipanema (2 de agosto) e na futura unidade da Nogueira Padilha (9 de agosto).