Evento recebe mais de 100 empreendedoras

22/7/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Fotos na Agência Sorocaba de Notícias

 

Tendo como ponto alto a palestra proferida por Mirian Zacarelli, coach executiva e consultora empresarial, o encontro das "Mulheres Empreendedoras" reuniu mais de 100 mulheres na noite de quinta-feira (18) na Biblioteca Municipal "Jorge Guilherme Senger". Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Espaço Empreendedor, o evento tornou-se referência para as mulheres que empreendem ou planejam abrir um negócio.

Esta foi a sexta edição do evento, totalizando a participação de mais de 700 mulheres de Sorocaba e de cidades vizinhas. Após a palestra, aconteceu um Painel de Debates coordenado por várias empreendedoras, com atuação destacada em empresas da cidade. As participantes receberam dicas de relacionamento com o cliente e puderam trocar cartões (network).

Iara Silvia Bento, proprietária de uma loja de flores decorativas e presentes, no centro de Sorocaba, participou pela primeira vez. Cliente do Banco do Povo e frequentadora assídua do Espaço Empreendedor, ela elogia a iniciativa da Prefeitura em oferecer informações e conhecimento aos pequenos empreendedores. "É muito importante essa orientação. Quando abri a loja, em 2006, foi dificil porque não tinha a menor noção de gestão. Assisti a vários cursos, mas o que mais me ajudou foi o de planejamento estratégico", disse.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Almeida, por meio do Espaço Empreendedor, a Prefeitura realiza uma série de ações voltadas a orientar, levar informações e fortalecer os micros e pequenos empreendedores do município. "É um trabalho intenso e continuo, com iniciativa própria ou em parceria com o Sebrae, voltado a estimular, fortalecer os MEIs. A Prefeitura estimula a participação das micro e pequenas empresas nos processos licitatórios para compras públicas. Inclusive, encontra-se em fase final de elaboração pela Secretaria da Administração um edital exclusivo para tal finalidade", ressaltou o secretário.

A costureira Ivete de Sousa Teles, do Mineirão, também prestigiou a palestra e trocou informações com quem já está estabelecido. Em sociedade com duas irmãs e a filha Bruna, que estuda Modas, deverá, em breve, realizar um sonho antigo: abrir o próprio ateliê na região central de Sorocaba. "Vim buscar conhecimento, conversar com quem tem experiência para começar de forma correta", disse Ivete.

A participação de jovens empreendedoras também foi marcante. Ana Paula Romão, 22 anos, proprietária de uma papelaria no Jardim Gutierrez, foi pela segunda vez e levou a amiga Karen Romano, de 23 anos, de Votorantim, que abrirá uma loja de telhas e churrasqueiras naquele município. "É muito interessante esse encontro, porque além de aprendermos um pouco mais com os palestrantes, trocamos informações com outras empreendedoras; fazemos contato e até negócios", afirmou Ana Paula.

Vale destacar que em Sorocaba as mulheres estão quase empatadas no número de empreendedores municipais, são a maioria entre os clientes do Banco do Povo Paulista e, dos 474 empreendedores formalizados por meio do Espaço Empreendedor em junho, 55% são mulheres.

Sorocaba é a atual campeã do principal prêmio de Empreendedorismo e, segundo o secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, Carlos Ortiz, a cidade se destaca por ter um espaço de atendimento exclusivo ao empreendedor. Ele elogiou ainda as instalações do Banco do Povo como sendo um das melhores unidades e mais bonita do Estado.

Compartilhe no Whatsapp