Conferência do Meio Ambiente será ecologicamente correta

22/7/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A emissão de gases de efeito estufa, por conta da realização da Conferência Regional do Meio Ambiente, terá compensação ambiental. O evento estará totalmente neutralizado quando as árvores que serão plantadas para esse fim atingirem a idade adulta. A neutralização da emissão, em eventos públicos, é uma prática cada vez mais adotada pelos municípios e empresas, nos denominados "eventos neutros".

Aberta a todos os interessados, a 1ª Conferência Regional do Meio Ambiente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Medio Tietê será realizada no dia 30 de julho, no auditório da Unip. O evento é promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê.

Com início previsto para às 8h e encerramento às 18h, a conferência terá a presença do prefeito Antonio Carlos Pannunzio, que também é o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê. O objetivo é debater a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com base em quatro eixos temáticos: a produção e consumo sustentáveis, a redução dos impactos ambientais, a geração de emprego e renda e a educação ambiental.

A participação é gratuita e as inscrições poderão ser realizadas no próprio local. Este evento é uma etapa preparatória para a Conferência Estadual, que ocorrerá em setembro. Nesta etapa, serão definidas propostas para as Conferências Estadual e Nacional, além da eleição dos delegados para a etapa estadual. Logo após a abertura, haverá uma palestra sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e, na sequência serão abertas as discussões sobre os eixos temáticos e a eleição dos delegados.

A realização é do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê, por meio de uma comissão organizadora formada pelas Prefeituras de Sorocaba, Mairinque, Porto Feliz, Tatuí e Votorantim, além das instituições Associação Ecológica Icatu, Cooperativa dos Trabalhadores da Construção Civil de Sorocaba e Região e Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (Ceadec), do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae Sorocaba), além da Secretaria Executiva do Comitê. Conta com o apoio das Secretarias de Estado de Meio Ambiente e Saneamento e Recursos Hídricos e apoio financeiro do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).

Uma novidade no evento é que terá suas emissões de gases de efeito estufa compensadas ambientalmente. O cálculo das emissões será realizado pela Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba. O processo de neutralização do carbono (chamado sequestro de carbono) é uma tentativa de compensar a emissão do gás carbônico por meio do plantio de mudas de árvores.

A neutralização em eventos públicos é uma prática cada vez mais procurada pelas empresas e municípios, sendo os eventos chamados de "eventos neutros". O evento estará totalmente neutralizado após 15 ou 20 anos, que é o tempo necessário para a árvore chegar na idade adulta.

Além da compensação do carbono, a Conferência realizará a coleta seletiva dos resíduos e privilegiará a redução de material, como promover a entrega dos certificados dos participantes via email. Mais informações com a Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba, telefone (15) 3219-2299, Secretaria de Meio Ambiente de Votorantim (15) 3353-8634, Departamento do Meio Ambiente de Tatuí, 15 3305-8611, Departamento de Meio Ambiente de Mairinque (11) 4246-1359. A Universidade Paulista (Unip) localiza-se na Avenida Independência, 210, Sorocaba.

Compartilhe no Whatsapp