da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Sorocaba tem seis mil ruas, das quais 250 em terra. A licitação para, em dois anos, asfaltar 110 delas – 44% do total –, é um passo gigantesco para universalizar o conforto da pavimentação e garantir a todos condições dignas de trânsito.
As 110 ruas estão em 77 bairros. Ou seja, são poucos os bairros com vias totalmente em terra. O que existe muito são aqueles em que a maioria das ruas foi asfaltada, com falhas aqui e ali.
O preenchimento dessas falhas favorece, além das famílias ali residentes, as que, morando em ruas asfaltadas, transitam em sua movimentação diária pelas vias em terra, com os inconvenientes associados a tal situação.
A pavimentação eliminará o pó e a lama, aumentando o conforto dos residentes no entorno das ruas que serão pavimentadas, às quais a poeira levantada pelo trânsito continua a chegar.
Asfaltar 110 vias públicas custará ao município R$ 34 milhões, pouco mais do que os R$ 29,5 milhões que serão economizados só neste ano com a reforma administrativa que irá à apreciação na Câmara Municipal.
A pavimentação atenderá às necessidades de trânsito de cada uma das ruas. As que suportarão tráfego pesado – caminhões, ônibus – terão asfalto mais resistente.
Em paralelo, o poder público se aparelhou para manter as vias pavimentadas sob constante observação. Logo que algum buraco apareça, a administração o eliminará, antes que se expanda e prejudique a rua inteira.
Tal procedimento reduzirá os gastos com recapeamento, que não são modestos. A Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) está, ainda agora, abrindo licitação, para recapear, também em dois anos, 240 ruas de 96 bairros. Nessas obras, tão essenciais quanto o próprio asfaltamento, serão investidos R$ 45 milhões.
Asfaltando novas ruas e recapeando as de pavimentação desgastada, meu governo cumpre um compromisso assumido com a população: o de expandir o sistema viário pavimentado e restaurar as boas condições das ruas onde o asfalto está muito esburacado. Isso significa menos dissabores e mais segurança tanto para os que se locomovem em carro próprio quanto para os usuários do transporte coletivo que, mais ainda que os veículos particulares, precisa de ruas bem conservadas para operar com eficiência.
*Artigo publicado orignalmente pelo jornal Bom Dia Sorocaba em 17 de julho de 2013