Sábado acontece o lançamento do carimbo da Real Fábrica de São João do Ypanema

3/12/2010 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A Biblioteca Infantil Municipal “Renato de Sêneca de Sá Fleury” sediará neste sábado (04), a partir das 18h, a cerimônia de lançamento do carimbo comemorativo aos 200 anos da criação do Estabelecimento Montanístico em Sorocaba, a Real Fábrica de São João do Ypanema. Na ocasião, acontecerá também a abertura de uma exposição sobre o tema. 
O evento é uma iniciativa da Prefeitura, por intermédio da Secretaria da Cultura e Lazer, em parceria com o Clube Filatélico Sorocabano, com o apoio da Federação Brasileira de Filatelia, Federação das Entidades Filatélicas do Estado de São Paulo e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
O secretário Anderson Santos explica que o lançamento do carimbo visa marcar a importância histórica da Real Fábrica, considerada o berço da siderurgia nacional, criada pelo Rei Dom João VI.
Dos Altos Fornos da Real Fábrica de Ferro de Ypanema saíram armas e munições para a Revolta Liberal, para a Guerra do Paraguai e todos os artigos necessários ao Brasil do século XIX, desde panelas de ferro a engenhos de açúcar e de café, além de gradis, compassos, escadas, luminárias, etc., com artigos premiados em feiras nacionais e internacionais, à época.
A Biblioteca Infantil Municipal fica na Rua da Penha nº 673, no centro.

 

Compartilhe no Whatsapp