Sorocaba sediou Simpósio Brasileiro de Biologia da Conservação

15/7/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), foi encerrado às 17h desta sexta-feira (12), o II Simpósio Brasileiro de Biologia da Conservação, realizado na Ufscar Sorocaba. Organizado por uma comissão formada por vários professores da Ufscar Sorocaba e da Esalq Piracicaba, o evento reuniu, desde a quarta-feira (10), os maiores especialistas do Brasil na área, para debater temas de extrema relevância para a biodiversidade e ações de conservação.

Conforme destaca Welber Senteio Smith, diretor da área de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, o simpósio coloca Sorocaba à frente das discussões sobre biodiversidade urbana que iniciou em junho com workshop sobre biodiversidade de Sorocaba e culminará com a publicação de um livro sobre o tema. "Esse simpósio fortalece as discussões sobre biodiversidade e conservação. Participam estudantes, técnicos, professores e pesquisadores", disse.

O evento de Sorocaba dá continuidade ao realizado em Goiânia em 2010, quando reuniu pesquisadores de várias partes do país para discutir temas atuais relacionados à conservação. No formato de palestras e mesas-redondas, durante três dias estimulou-se o debate e foram apresentadas pesquisas atuais em diversos ramos da ciência conservacionista, incluindo restauração, serviços ambientais, conservação ex-situ, conservação em áreas agrícolas, mudanças climáticas e políticas públicas em conservação.

O simpósio foi dividido entre workshops, palestras, debates e mesas-redondas, com a participação de aproximadamente 200 estudantes, além de profissionais e especialistas ligados ao setor. Entre os participantes, alguns nomes reconhecidos como o Dr. Eufran Ferreira do Amaral, da Embrapa de Rio Branco (AC). Ele proferiu palestra sobre o Sistema Estadual de incentivos aos serviços ambientais naquele Estado, conservando florestas produtivas.

Nesta sexta-feira, a programação começou às 8h30, com apresentação sobre "As Mudanças Climáticas", feita pela professora Kelly Cristina Polli Tonello, da Ufscar Sorocaba; "Mudanças climáticas e florestas", foi o tema da palestra proferida pelo professor Hilton Thadeu Zarate do Couto, da Esalq/USP Piracicaba. O professor Miguel A. Marini, da Universidade de Brasilia, falou sobre "Os efeitos das mudanças climáticas sobre a distribuição e conservação de aves do Cerrado.

O aquecimento global e mudanças climáticas: certezas e incertezas, foi o tema da palestra proferida pelo professor Tercio Ambrizzi, da USP-São Paulo. Na parte da tarde, teve Mesa-Redonda sobre Políticas Públicas em Conservação; palestra sobre "Legislação e políticas públicas para conservação da biodiversidade", com a professora Roseli Senna Ganem, consultora da Câmara dos Deputados.

Marco Legal e Estratégias de Restauração no Governo Federal foi o tema da palestra proferida por Fernando Coutinho Pimentel Tatagiba, chefe de gabinete da Secretaria de Biodiversidade e Florestas, Ministério do Meio Ambiente. No encerramento do II Simpósio Brasileiro de Biologia da Conservação teve a palestra "Qual o futuro da legislação ambiental no Brasil", com Sérgio Leitão, diretor de Políticas Públicas do Greenpeace Brasil. Logo em seguida aconteceu uma sessão de debates sobre o tema e encerramento do evento.

Compartilhe no Whatsapp