da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Secretário da Saúde de Sorocaba também esteve presente no lançamento do Pacto do Nacional pela Saúde, anunciado pela presidenta Dilma Rousseff na última segunda-feira (8).
O secretário da Saúde de Sorocaba, Armando Raggio, participou do 19º Congresso Nacional de Secretarias Municipais da Saúde, realizado entre os dias 7 e 10 de julho em Brasília (DF), cujo tema foi "Responsabilidade interfederativa no SUS: Desafios e agenda dos municípios". Raggio também presenciou o lançamento do Pacto Nacional pela Saúde, anunciado pela presidenta Dilma Rousseff na última segunda-feira (8).
Além de participar da cerimônia de abertura do congresso, Raggio foi um dos homenageados no evento, por ser um dos ex-presidentes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), entidade que neste ano completa 25 anos de fundação. Raggio foi presidente do Conasems entre abril e dezembro de 1994, quando deixou o cargo para assumir a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná.
Pacto Nacional pela Saúde
O Pacto Nacional pela Saúde – Mais Hospitais e Unidades de Saúde, Mais Médicos e Mais Formação contempla a aceleração dos investimentos já contratados para melhorar a estrutura da rede pública do Brasil. Inclusive, uma semana antes, Raggio foi convocado pelo Ministério da Saúde para a atualização da agenda de investimentos e recursos de custeio para o Sistema Único de Saúde (SUS) de Sorocaba.
Entre as medidas do programa está a ampliação da oferta de residência médica e multiprofissional. "Isso é muito importante, porque além da questão econômico-financeira das políticas sociais, há também a questão de melhor se aproveitar os recursos que se dispõe. Mais recursos, melhor gestão, mas, acima de tudo, melhor formação", avalia Raggio.
Em Sorocaba, Raggio destaca que a Prefeitura vem envidando esforços para ampliar e melhorar o atendimento da atenção básica no município. Entre as ações já realizadas estão o aumento do valor da hora trabalhada dos médicos e dentistas da rede municipal e a adoção do regime de horas suplementares para outros profissionais da saúde.
Além disso, o concurso público para a contratação de médicos está em andamento; o resultado final sai no fim do mês. Também deve entrar em funcionamento a partir de agosto a nova Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Leste, que vai fazer parte da rede de urgência e emergência da cidade e desafogar os serviços já existentes. Em alguns meses, também deverá ser entregue a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Éden, em parceria com o Governo Federal. Raggio destaca ainda que sempre incentiva a migração de profissionais de saúde para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), os aproximando da comunidade.