da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Foto na Agência Sorocaba de Notícias
Um público de aproximadamente 230 pessoas movimentou a Casa do Cidadão Ipiranga na noite da última sexta-feira (5), na primeira plenária da edição 2013 do programa "Prefeito no Bairro". Por aproximadamente três horas, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio prestou contas dos trabalhos desenvolvidos nos primeiros seis meses de governo e ouviu propostas e solicitações dos moradores, inclusive tendo autorizado no ato alguns serviços e encaminhado outros para análise técnica.
Pannunzio agradeceu ao grande comparecimento do público e destacou a importância de "ouvir diretamente a população", diante da proposta de tornar a Administração Municipal cada vez mais transparente e participativa. "O cidadão faz sua reivindicação diretamente e irá contribuir muito para programarmos os trabalhos da Prefeitura, inclusive para definirmos os investimentos do Plano Plurianual e do Orçamento do ano que vem", explica.
Na abertura do encontro, Pannunzio apresentou as principais ações da Prefeitura nos seis primeiros meses de Governo: a aprovação de financiamentos pelo Governo Federal para a implantação do BRT – Ônibus Rápido, da Estação de Tratamento de Água (ETA) Vitória Régia e ampliação da ETA Cerrado; a autorização para a construção de 5.856 moradias até o final de 2016, incluindo o início da construção de 2.560 apartamentos do Jardim Carandá.
Na área da saúde, o prefeito lembrou do funcionamento da UPH Zona Leste ainda no mês de agosto, a definição do local do Hospital das Clínicas da Zona Norte (na avenida Ipanema) e doação de terreno para o Governo do Estado implantar o 2º Hospital Regional, na Rodovia Raposo Tavares. Além das novas unidades, Pannunzio acredita que o atendimento à população deve melhorar com a contratação de 64 novos médicos por processo seletivo e outros 180 por concurso público.
Citando a meta de tornar as "as crianças de Sorocaba muito mais preparadas para vida", Pannunzio defendeu a importância de desenvolver transversalmente a Educação às áreas de Cultura, Esporte e Lazer, além de propiciar, até o fim do mandato, a integração plena das escolas municipais ao programa Escola em Tempo Integral – Oficina do Saber. Na educação infantil, Pannunzio lembrou que foram entregues neste ano duas novas creches, devendo chegar a 16 até o final do ano, para ampliar as vagas destinadas às crianças entre 0 e 3 anos.
Participação e transparência
Na plenária, o prefeito, a vice-prefeita Edith Di Giorgi e os secretários municipais responderam a perguntas feitas pela população em quatro blocos. Alguns dos serviços, inclusive foram autorizados no ato por Pannunzio, referentes à sinalização viária, manutenção de áreas públicas, coleta de lixo, entre outros. Algumas dúvidas também foram esclarecidas no próprio local, como nas áreas de educação, saúde e transporte coletivo.
Outros assuntos, mais complexos, foram encaminhados para que sejam respondidos em breve, assim como os moradores que preferiram encaminhar solicitações ou sugestões à Prefeitura por escrito. Além disso, o cidadão também pode mandar sua sugestão pela internet, acessando o portal www.sorocaba.sp.gov.br.
Até o dia 9 de agosto, serão seis plenárias do "Prefeito no Bairro", sempre nas Casas do Cidadão, às 18h30 das sextas-feiras. A próxima plenária está prevista para o dia 12, na Casa do Cidadão Itavuvu (Avenida Itavuvu, 3.415, Parque das Laranjeiras).
No "Prefeito no Bairro" do Jardim Ipiranga, além do prefeito, vice-prefeita e secretários municipais, estiveram presentes os vereadores Anselmo Neto, Saulo do Afro Art's e Waldomiro de Freitas.