da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Fotos na Agência Sorocaba de Notícias
O prefeito Antônio Carlos Pannunzio e o secretário de Parcerias (Separ), Clébson Ribeiro, receberam na tarde desta sexta-feira (5) o gerente da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), Marco Jucelino, o presidente do Banco de Alimentos de Sorocaba, Tiago Almeida do Nascimento, e o gerente do Ceagesp interior, Luis Antonio Rossini. Eles estavam acompanhados do deputado estadual Hamilton Pereira e do vereador Izídio de Brito Correa.
Eles solicitaram recursos para a compra de um caminhão de capacidade de 2 toneladas visando à ampliação e melhoria dos serviços do Banco de Alimentos que, hoje, distribui por volta de 40 toneladas/mês de alimentos para 90 entidades assistenciais atendendo uma média de 17 mil pessoas por mês. No entanto, essa demanda tende a aumentar a partir do mês de agosto, como explicou Tiago Almeida do Nascimento. "Estamos entrando no próximo mês no Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal e nossa demanda pode chegar a 150 entidades e 200 ton/mês", explicou.
Ele acrescentou a necessidade de que o veículo tenha refrigeração e possa carregar produtos do tipo laticínios que, principalmente os supermercados, disponibilizam ao Banco de Alimentos.
Nesse sentido, eles solicitaram também a realização de um convênio entre o Ceagesp e a Prefeitura para a construção de um galpão de 600 m² para que os alimentos arrecadados dos supermercados e dos permissionários possam ser devidamente preservados, manipulados e, dessa forma, melhor distribuídos à população.
Pannunzio falou da importância da Ceagesp na cidade e de se trabalhar em conjunto. "Vejo com entusiasmo a pauta de hoje e a importância de se compartilhar as responsabilidades entre as três instancias do poder. A Ceagesp já é referência na região e tem até potencial turístico que precisa ser valorizado. Vamos trabalhar em conjunto", anunciou o prefeito.
O prefeito solicitou que a Ceagesp mantenha o diálogo com as Secretarias da Cidadania, para a realização de um cadastro único das entidades assistenciais de Sorocaba, e da Saúde para que a vigilância Sanitária possa atuar em parceria. O Banco de Alimentos também recebe apoio do Sesi e da Etec Rubens de Faria.
Além disso, Pannunzio vai encaminhar os pedidos para análise jurídica, de custos e de engenharia para assim poder realizar o investimento.
A Separ, pasta responsável pelos serviços públicos, por sua vez, vai prestar apoio na urbanização do espaço ocupado pela Ceagesp.