da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Fotos na Agência Sorocaba de Notícias
Funcionários das Secretarias do Meio Ambiente (Sema) e Parcerias (Separ) iniciaram, nesta quarta-feira (3), o serviço de supressão de 32 árvores da Praça Frei Baraúna, na região central de Sorocaba. São 30 pinheiros e duas tipuanas, todas comprometidas e que representam riscos tanto às pessoas como os veículos que passam pelo local. Mesmo se tratando de espécies exóticas, 150 mudas serão plantadas no local como compensação ambiental.
Devido à movimentação intensa de pessoas e veículos, o trabalho de retirada da tipuana, localizada ao lado do ponto de táxi, exigiu uma operação cuidadosa dos funcionários da Sema, da Separ, com apoio da Urbes. Os taxistas, que presenciaram por várias vezes a queda de galhos podres dessa árvore, fizeram várias solicitações para que a mesma fosse suprimida, devido aos riscos tanto às pessoas como aos veículos que passam por aquele local.
Conforme destaca José Murilo Nano, diretor de Licenciamento e Controle Ambiental da Sema, toda árvore tem o seu ciclo, ou seja, nasce, cresce e morre. "Esse é o caso dessas árvores, que estão no final do ciclo de vida e que colocam inclusive em risco a vida do cidadão e do patrimônio público", justifica.
Além do serviço de supressão das 32 árvores, que deverá prosseguir ao longo da semana, os funcionários municipais também irão proceder a poda em alguns exemplares que possuem ramos secos em suas copas e daquelas que entram em contato com a fiação aérea ou interferem na iluminação pública. José Murilo explica que, embora essas árvores não sejam nativas, haverá o plantio de novas mudas como compensação.
De acordo com a Sema, uma equipe técnica realizou uma vistoria no local e constatou a necessidade do corte dessas árvores já que as mesmas estão comprometidas por apresentarem os troncos ocos, secos, além de algumas com inclinação atípica e/ou com podridão, evitando assim possíveis acidentes que podem ser provocados pela queda.