Vou de táxi - Cobrança a mais e mínimo para pagamento com cartão são proibidos

3/7/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Ao utilizar os serviços de táxis muitos consumidores se deparam com uma situação, infelizmente, mais comum do que se imagina: a cobrança de taxa adicional quando o pagamento é feito com cartões de crédito ou débito. A prática é abusiva, segundo o Procon Sorocaba e exige, portanto, atenção redobrada do consumidor que não deve aceitar a cobrança.

A ação é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), pois as duas modalidades de cartão são consideradas como pagamento à vista. De acordo com o diretor do órgão, Domingos Paes Vieira Filho, se a empresa de táxi ou o taxista diferenciar o pagamento com cartão, o consumidor deve recusar a proposta e procurar por outro prestador de serviço e denunciar a irregularidade ao Procon. "O cliente que usa o cartão tem o mesmo direito daquele que utiliza dinheiro", reitera.

O mesmo vale para o condicionamento a valor mínimo de corrida para pagamentos com cartão de crédito e débito. O CDC proíbe a prática visto que é o consumidor quem arca com os custos da anuidade de seus cartões, justamente, para poder usá-los com segurança, como forma de pagamento à vista.

Além disso, disse Domingos Filho, não cabe ao cliente assumir os custos das empresas ou dos profissionais autônomos sobre a contratação deste tipo de serviço que, também para eles, significa segurança e garantia de recebimento.

"Muitos prestadores desse serviço querem compensar os custos de operacionalização das financeiras, mas não cabe ao consumidor pagar por isso", reitera o diretor do Procon sorocabano alertando que, nos casos de denúncias, as empresas ou os taxistas podem ser autuados pela prática irregular.

O Procon Sorocaba fica na rua Dr. Nogueira Martins, 513, no Centro, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Informações podem ser obtidas pelos telefones 0800.148029 (só para Sorocaba) ou (15) 3233.7498.

Compartilhe no Whatsapp