da assessoria de imprensa OS2 Comunicação
O uso de esfoliantes, hidratantes e até mesmo depilação com cera quente, são a combinação perfeita para uma pele macia na época mais fria do ano
O inverno começa oficialmente no dia 20 de junho e a pele já começa dar sinais de que precisa de cuidados extras, pois se torna ressecada e descama com mais facilidade. Mas nem por isso a estação mais fria do ano é um empecilho para manter uma pele saudável, macia e sedosa. Aprenda como.
O inimigo número um eleito por especialistas é aquele delicioso e irresistível banho quente e demorado. A água quente maltrata a pele, o cabelo e até as unhas, que ficam quebradiças. O banho quente estimula a oleosidade do corpo e causa a escamação da pele e a formação de dermatite seborreica: a caspa. Portanto, o ideal no inverno é tomar banhos mais rápidos e com água não tão quente.
Para manter a pele bonita e saudável no inverno é preciso estar atenta a alguns cuidados, como a hidratação diária, a esfoliação periódica da pele, além de uma depilação de qualidade, sem esquecer a ingestão constante de água, mesmo nos dias frios.
O ideal é optar pelo uso de produtos adequados, como hidratantes com substâncias emolientes e nutritivas, que cuidam da pele sem deixá-la oleosa. O ideal é que eles contenham em sua formulação produtos naturais a base de gérmem de trigo e manteiga de Karité, por exemplo. O uso combinado de hidratante após uma esfoliação corporal é recomendado. O esfoliante tem como função remover as células mortas e favorecer a desobstrução dos poros e pelos.
E não é apenas o corpo que merece cuidados especiais. A face precisa de produtos específicos, pois está exposta diretamente as mudanças climáticas. Essa proteção começa com a aplicação de um sabonete esfoliante facial, a base de extratos vegetais, como a camomila e melissa, que têm propriedades calmantes e refrescantes. Em seguida, é recomendável o uso de uma máscara hidratante, que atua como um anti-inflamatório natural.
“Em geral temos o hábito de protegermos nosso corpo com roupas e calçados fechados e esquecemos que no inverno precisamos aumentar os cuidados com a pele. São regras simples mas, se implantarmos essa rotina, estaremos com uma pele macia e radiante na primavera. A dermatologia cosmética está a nosso favor e cabe usar produtos adequados para cada tipo de pele que o sucesso será garantido”, observa Maria Vales, da Depyl Action.
Depilação
O inverno também pode ser uma boa época para obter um ótimo resultado com a depilação, No caso da cera quente, o calor da cera abre os poros da pele, facilitando a remoção dos pelos. Além disso, uma boa esfoliação feita dois dias antes auxilia no processo de remoção dos pelos.
“O fator fundamental para uma depilação perfeita é a qualidade do material utilizado, com cera à base de ingredientes 100% naturais. A cera à base de mel e própolis, por exemplo, é ótima. O mel tem efeitos hidratantes e a própolis silvestre tem propriedades anestésicas e cicatrizantes. É ótimo para a pele”, explica Maria Vales, da Depyl Action, que possui cabines climatizadas para maior conforto das clientes nesta época.
A especialista observa que a depilação no inverno reduz alguns inconvenientes, como as irritações decorrentes do calor. Mesmo assim, alguns cuidados devem ser redobrados com a hidratação da pele, que deve ser feita antes e após a depilação. “É recomendado que a esfoliação seja feita duas vezes por semana, usando sempre um hidratante após o procedimento, deixando uma pele sedosa, macia e protegida do frio”, observa.