da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (1), o secretário da Cultura e Lazer, José Simões de Almeida Junior, anunciou a retomada do projeto Mais Cultura que, agora, está terceirizado e se divide em: Mais Cultura Férias, Mais Cultura Conexões e Mais Cultura Montagem.
Com um investimento de R$ 235 mil/ano, o projeto atenderá a cerca de 6 mil pessoas, em sua totalidade, entre crianças, jovens/adultos e idosos. No valor estão inclusos o gerenciamento de todo projeto, a contratação e manutenção dos profissionais das áreas de abrangência e todo material que será usado pelos participantes.
De acordo com Simões, a reorganização do Mais Cultura imprimirá uma dinâmica de iniciação às artes e de fomento da produção cultural e maior utilização dos espaços e equipamentos públicos de lazer e cultura.
As inscrições ao Mais Cultura estão abertas a partir desta terça-feira (2) e até o dia 10 de julho, nos próprios locais de realização ou na Secult, que fica na rua Souza Pereira, 480, no Centro, no caso dos interessados no Mais Montagem.
+ Férias
Acontecerá entre os dias 15 e 19 de julho em sete locais diferentes. Traz como novidade a inscrição à participação uma hora antes do evento.
Integram a agenda os Centros Esportivos do Jardim Simus, Maria Eugênia, "Pitico", na Vila Angélica, Vila Gabriel e Brigadeiro Tobias, nos parques dos Espanhóis e da Água Vermelha. Diariamente acontecem oficinas de dança, teatro, musicalização, desenho e capoeira. Com duas edições diárias das 14h às 15h20 e das 15h40 às 17h. Nos Centros Esportivos e no Parque dos Espanhóis serão disponibilizadas 50 vagas por oficina; em Brigadeiro e no Água Vermelha cerca de 30 por conta dos espaços menores.
Aqui, a ideia, segundo o secretário, é que também as famílias possam participar com seus filhos menores. De modo geral, as atividades são dirigidas às crianças acima dos 7 anos, mas o pequenos também poderão integrar o programa, desde que acompanhados de responsáveis.
+ Conexões
Tem cinco meses de execução e atenderá ao público jovem/adulto e idosos, entre agosto e dezembro. Com aulas de iniciação artística em desenhos urbanos, pintura em tela, teatro, musicalização, street dance e dança de salão, estará à disposição das comunidades atendidas pelos Territórios Jovem do Jardim Maria Eugênia e da Vila Dálmatas, no Éden, do Centro Comunitário do Iporanga II e dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Integração Social (CIS) do Parque das Laranjeiras, São Bento, Nova Esperança, Ipiranga e Vila Gabriel. A participação nos cursos se dará por meio de sorteio dos inscritos, caso o número seja superior às cerca de 20 vagas oferecidas por local. As aulas acontecerão semanalmente, a partir do dia 5 de agosto e envolvem, também, o Clube do Idoso.
+ Montagem
Com objetivo da formação artística e estética, a modalidade impulsionará a ocupação do Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV) e do Barracão Cultural. Serão oficinas de teatro, dança contemporânea, maracatu e teatro para a infância em horários pela manhã e tarde, de segunda a quinta-feira. Assim como no Conexões, também haverá sorteio dos inscritos.
Por sua característica de formação, a proposta resultará, como diz o nome, na montagem de espetáculos ao longo do aprendizado. As apresentações acontecem no meio do próximo ano. Os sócios do Clube do Idoso também participarão desta modalidade com aulas de teatro e de Tai-chi-chuan. Para essa turma da melhor idade, também haverá espaço nas Bibliotecas Infantil e Municipal, onde poderão participar os idosos que não estão associados ao Clube. Segundo José Simões, essa é a primeira das várias atividades de bem estar que serão desenvolvidas visando a saúde física e emocional da população.