da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Em praças, parques, ou em áreas fechadas, Sorocaba tem opção de entretenimento para toda a família neste domingo (30). Junho termina com o lançamento do "Viva o Centro", na Praça Frei Baraúna, e com a Exposição "Apeiros Tropeiros" e a primeira "Feira do Rolo", no Casarão de Brigadeiro Tobias.
Projetos da Secretaria de Cultura e Lazer (Secult), que têm como pano de fundo a identidade cultural sorocabana, no "Viva o Centro" a proposta é garantir ao sorocabano o empoderamento da área central, a retomada dos espaços de convivência comunitária, de forma organizada.
No "Viva o Centro", embrionário da criação de um novo eixo cultural, e no qual a Cultura é fator decisivo de identidade e desenvolvimento social da cidade, são diversas atividades para o público de todas as idades e gostos. A partir das 10h estarão disponibilizadas na praça atividades de bem estar, lazer, recreação, artesanato, pintura, shows, cinema, teatro e artes. "Testado" por cerca de dois meses, o projeto foi se adequando às demandas dos participantes, ouvindo sugestões e acolhendo respostas positivas à proposta, segundo a diretora de Lazer da Secult, Jaqueline Gomes.
Para o secretário da Cultura, José Simões de Almeida Junior, "o centro histórico de Sorocaba detém o poder de representação e de percepção da cidade atual, porque nele estão fixados os símbolos que dão forma à identidade urbana". O reconhecimento deste espaço, como patrimônio, como lugar de memória e como espaço público privilegiado, é fundamental para a noção de cidadania cultural; "o que se pretende implantar como política pública", justifica Simões.
Dobradinha com o futebol
Pensando a paixão do brasileiro pelo futebol, a Secult também vai montar uma tenda com tevê para aqueles que não querem perder os jogos da Copa das Confederações. Às 15h começa o primeiro jogo para definição do terceiro lugar e às 19h a final, da qual participa a Seleção Brasileira. A Secult está buscando viabilizar a instalação de um telão para tornar a reunião ainda mais atrativa.
Veja abaixo as atrações do "Viva o Centro"
10h - Atividade de Bem Estar: Meditação Ativa – Respiração
11h – Performance teatral Cortejo Cênico - Ulysses - James Joyce
11h – Início das atividades nos espaços de Artesanato, de Comidinhas, no Espaço Criança, de Artes Visuais e Espaço de Convivência. Funcionamento das oficinas dos projetos Pintura Solidária e Rabisquedo, nos quais participantes podem materializar suas ideias em pinturas e bonecos de pano, e o Projeto Slackline. 13h – Cinema - Oficina Cultural Grande Otelo
15h - Atividade de Bem-Estar: Meditação Ativa – Respiração
16h – Banda Maria Madame
Para saber mais acesse a página do Viva o Centro no Facebook.
Interior caipira
Também a identidade caipira será lembrada neste fim de semana por meio da exposição "Apeiros Tropeiros" e a "Feira do Rolo", que acontecem no Casarão de Brigadeiro Tobias, no bairro homônimo.
A mostra, que teve início em maio, dentro da celebração da 46ª Semana do Tropeiro, oferece a oportunidade de os visitantes conhecerem toda a tralha usada sobre os muares na época em que os tropeiros atravessavam o país levando, colaborando para o desenvolvimento econômico nacional.
Entre os objetos estão celas, estribos, arreios e até mesmo exemplares do facão sorocabano que foi tido como um dos melhores fabricados no Brasil. O atendimento no Casarão de Brigadeiro Tobias no sábado será das 9h às 14h e no domingo, das 9h às 16h.
A "Feira do Rolo", que vinha acontecendo de modo forma espontânea, nos últimos anos, agora integrará o calendário de atividades do Casarão e acontecerá anualmente, de modo oficial, no final de junho. Em parceria com o Centro de Treinamento 4A e que, a partir deste ano, deverá marcar calendário sempre no final do mês de junho.
Durante o evento, as pessoas interessadas em trocar utensílios característicos do tropeirismo, como facões, arreios, celas e todo tipo de tralha da cavalaria, o que inclui até mesmo os animais, poderá participar do evento. As mercadorias são expostas no chão, lembrando as características das feiras de barganha e cada qual traz o número de peças de que dispor e tiver interesse em trocar ou vender.
A "Feira" acontece a partir das 9h e na área do Casarão haverá uma barraca de alimentação coordenada pela Associação de Apoio às Vítimas de Queimaduras (AVIQ). Os animais em exposição e para negócios ocuparão uma área contígua, pertencente ao Centro de treinamento 4A.
Mais informações pelo telefone (15) 3236.6856 ou (15) 9718.9754.