da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Fotos na Agência Sorocaba de Notícias
Em visita a Sorocaba na manhã desta quarta-feira (26), o secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho, Carlos Andreu Ortiz lançou a Escola do Empreendedor Paulista, que vai beneficiar os empreendedores e principalmente os clientes do Banco do Povo. O secretário esteve na cidade também para as comemorações pelos 13 anos do Banco do Povo Paulista em Sorocaba e encerramento do 4º Mutirão Municipal do Microcrédito.
Ortiz destacou a ação pioneira de Sorocaba em todo o estado de São Paulo, com relação ao Mutirão do Microcrédito. "É uma honra estar em Sorocaba para uma data tão significativa como é o encerramento deste Mutirão, os 13 anos do Banco do Povo, impulsionando a economia local e ainda o lançamento da Escola do Empreendedor, que vai capacitar ainda mais os nossos empreendedores", disse.
O secretário municipal das Relações do Trabalho, Luis Alberto Firmino, enumerou as ações que sua Pasta vem realizando, com destaque para os trabalhadores individuais por conta própria, pequenos e microempreendedores. "A Prefeitura vem atuando intensamente para facilitar aos cidadãos que desejam empreender, aos que já estão estabelecidos formalizados ou não. Tudo que pudermos fazer para que os pequenos tenham um cenário favorável para prosperar, iremos fazer", disse Firmino.
Já o diretor executivo do Banco do Povo Paulista, Antonio Mendonça, também destacou o excelente desempenho do Banco em Sorocaba, resultado da grande parceria entre o governo estadual e a Prefeitura. "O Mutirão foi uma iniciativa inédita e de grandes resultados para Sorocaba. Gostaria que todos os municípios paulistas adotassem esta idéia", disse.
No final da cerimônia, foi feita a entrega simbólica de cheques a empreendedores que firmaram contrato de empréstimo com o Banco do Povo. Moradora do Éden, a estudante Kellen Miranda, de 20 anos, emprestou R$ 3.000,00. Ela trabalha como consultora de beleza e o dinheiro será aplicado na compra de produtos. Estudante de fisioterapia, Kellen contou que começou a vender há cerca de um ano para pagar a faculdade de fisioterapia e o empreendimento deu tão certo que agora precisa ter mais produtos para atender a clientela.
Márcia Américo, também consultora e moradora do Éden, emprestou R$ 8.000,00 para adquirir um veículo e ampliar as vendas. "É a quinta vez que empresto, o Banco do Povo já me ajudou muito", disse ela. Os empreendedores que participaram da solenidade já levaram para casa o primeiro kit para aulas da Escola do Empreendedor.
Escola do Empreendedor Paulista
Iniciativa do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho e do Banco do Povo Paulista, em parceria com a Fundação Padre Anchieta, a Escola visa oferecer conhecimentos que facilitem a gestão de micronegócios. Os dez cursos básicos da Escola do Empreendedor Paulista têm por objetivo tornar possível que os clientes do Banco do Povo Paulista, em todo o Estado de São Paulo e dos demais estados do país, recebam noções básicas de como gerir seu empreendimento, potencializando o uso do microcrédito produtivo, orientado para o desenvolvimento de suas atividades produtivas.
Essa ação é dirigida aos microempreendedores urbanos e rurais, formais e informais, clientes ou não do Banco do Povo Paulista e demais interessados. Os cursos são oferecidos gratuitamente na modalidade de educação à distância, com a utilização de material impresso, vídeoaulas e, facultativamente, internet (suporte de sistema de gestão da aprendizagem). Av. Dr. Afonso Vergueiro, 1.927, no Centro. Informações no site: www.bancodopovo.sp.gov.br ou pelos telefones 3237-4881 ou 3237-4878.