Creche é tema de reunião entre secretária da Educação, Dulcina, Maria Inês e vereadores

27/6/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Fotos na Agência Sorocaba de Notícias

 

Creche e o atendimento das crianças de 0 a 3 anos foi o assunto tratado na manhã desta quarta-feira (26), entre os vereadores, a secretária da Educação, Dulcina Guimarães Rolim, e a professora Maria Inês Moron Pannunzio, responsável pelo novo projeto pedagógico para as creches. O encontro aconteceu na Câmara dos Vereadores, uma semana depois da coletiva de imprensa realizada no dia 18 deste mês, que tratou do mesmo tema.

Estiveram presentes o presidente da Câmara, José Francisco Martinez, e os vereadores Saulo do Afro Art's, Pastor Luis Santos, Waldomiro de Freitas, Anselmo Neto, Izídio de Brito, Pastor Apolo, Jessé Loures e Paulo Mendes. Os vereadores José Crespo e Fernando Dini justificaram as ausências.

Sob a ótica de que creche é um espaço educativo e um direito das crianças, Dulcina e Maria Inês traçaram um panorama geral da realidade, hoje, no município, responderam a questionamentos e anunciaram os projetos para a área.

Um dos principais assuntos foi a falta de vagas e a demanda reprimida que aumenta a cada dia. "Este é um problema nacional. Para se ter uma ideia, o Plano Nacional de Educação prevê o atendimento nas creches de 50% das crianças de 0 a 3 anos até 2020", exemplificou Maria Inês.

Dulcina e Maria Inês pontuaram, ainda, os bairros com maior demanda por creche sendo eles o Júlio de Mesquita Filho, São Guilherme e Vila Formosa e anunciaram a entrega de 15 creches até o final do ano, a construção, a partir de 2014, de cinco creches por ano e a criação de uma Central de Vagas para que seja possível saber o número exato de crianças que aguardam por uma vaga. Hoje, as famílias cadastram a mesma criança em várias creches, o que compromete as estatísticas.

Os vereadores também abordaram a necessidade de manutenção das unidades em funcionamento e a falta de zeladores ou porteiros. Disseram que já atendem reclamações de munícipes a respeito de problemas estruturais como infiltrações, vazamentos e também furtos e depredação.

Outro assunto tratado foi a reinvindicação das auxiliares de educação, que pedem a redução da jornada de trabalho para 6 horas/dia. Maria Inês e Dulcina adiantaram as questões que estão em estudo e que permeará a elaboração do novo projeto pedagógico, como a colocação de dois professores, um no berçário e outro no maternal (hoje estas turmas contam somente com auxiliares de educação), a utilização de mais auxiliares e a realização de uma escala nas creches, entre os profissionais, visando reduzir a jornada de trabalho dos auxiliares de 8 horas/dia para 6 horas/dia.

Maria Inês já visitou 48 das 55 creches da rede municipal, que estão em funcionamento com o objetivo de ouvir as principais necessidades das diretoras, professoras, auxiliares de educação e demais profissionais e elaborar, coletivamente, um projeto político-pedagógico para as unidades. Ela falou da importância de se investir não somente na construção de novas unidades, mas na formação para os profissionais que nela atuam.

"O trabalho em creche exige uma especificidade no atendimento e se é um equipamento da educação, devemos lançar um olhar atento aos profissionais que nela atuam, subsidiando o trabalho desses profissionais de modo que as crianças possam vivenciar processos educativos que contribuam efetivamente com o seu processo de desenvolvimento", explicou Maria Inês.

Nesse sentido, termina esta semana o primeiro curso para auxiliares de educação das creches que terá continuidade no próximo semestre. Com o tema "A dimensão educativa na primeira infância", o curso começou no dia 11 e teve a participação de 240 auxiliares. No curso foram abordados assuntos como "Concepções sobre o brincar do bebê", "A prática docente com os bebês", "Para além da sala do berçário" e "Entender o cérebro para educar melhor".

Também foi anunciada a realização de um fórum, previsto para este segundo semestre, para discutir creche em Sorocaba.

Compartilhe no Whatsapp