da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Um evento que, tradicionalmente, vem acontecendo em paralelo à Semana do Tropeiro, e de forma espontânea, ganha contorno organizacional e vai repetir, no próximo domingo (30), o troca-troca de todo tipo de acessório relacionado à criação de muares. É a "Feira do Rolo" que a Secretaria da Cultura e Lazer (Secult) realiza em parceria com Centro de Treinamento 4A e que, a partir deste ano, deverá marcar calendário sempre no final do mês de junho.
De acordo com o idealizador da feira, Álvaro Augusto, o evento foi crescendo com o adensamento de criadores de animais e de pessoas da região que, no boca a boca, ouviram dizer das negociações entre os participantes. "O que era a reunião de um grupo interessado em trocar utensílios característicos do tropeirismo, o que inclui até os animais, acabou ganhando uma dimensão bem maior", contou.
Durante a "Feira do Rolo" as pessoas trocam facões, arreios, celas e todo tipo de tralha da cavalaria. As mercadorias são expostas no chão, lembrando as características das feiras de barganha e cada qual traz o número de peças de que dispor e tiver interesse em trocar ou vender.
Segundo a diretora do Casarão, Sônia Nanci Paes, a feira repete o encontro de comerciantes para compra, venda e troca de mercadorias durante a Feira de Muares de Sorocaba, que aconteceram entre os séculos 18 e 19. "Isso acabou se tornando uma tradição caipira de valorização das nossas tradições, além de ser a reunião de apaixonados por animais e seus apetrechos", enfatizou reiterando que o evento já acontecia dentro das atividades do CB.
A "Feira do Rolo", que começa às 9h e se estende até o final da tarde, tem entrada gratuita e é aberta ao público. Na área do Casarão, uma barraca da Associação de Ajuda às Vítimas de Queimaduras (AVIQ) vai comercializar comidas e bebidas típicas de feiras. Os animais em exposição e para negócios ocuparão uma área contígua, pertencente ao Centro de treinamento 4A.
Mais informações pelo telefone (15) 3236.6856 ou (15) 9718.9754.