Domingo promete muita atividade no lançamento oficial do 'Viva o Centro'

25/6/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Fotos na Agência Sorocaba de Notícias

 

Após um período de "sondagem" acerca de sua aceitação, o projeto "Viva o Centro", que propõe a ocupação cultural da região central de Sorocaba, será oficialmente lançado no próximo domingo (30), às 15h30,  pelo prefeito Antonio Carlos Pannunzio.

Desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Lazer (Secult), e tendo a cultura como fator decisivo de identidade e desenvolvimento social da cidade e como uma ação de renovação urbana que prevê ações de estímulo a uma ocupação cultural e de lazer no centro histórico, o "Viva o Centro" começa a partir da Praça Frei Braúna com destino futuro à Praça Coronel Fernando Prestes.

Segundo o titular da Cultura, José Simões de Almeida Junior, "o centro histórico de Sorocaba detém o poder de representação e de percepção da cidade atual, porque nele estão fixados os símbolos que dão forma à identidade urbana". Para ele, o reconhecimento deste espaço como patrimônio, como lugar de memória e como espaço público privilegiado, é fundamental para a noção de cidadania cultural; o que se pretende implantar como política pública.

Neste contexto, o projeto tem atraído a atenção para a Frei Baraúna, uma área que se fixou com sua valoração simbólica, estética e de identidade, desde o período em que as intervenções de sondagem tiveram início, há cerca de dois meses. Para a diretora de Lazer da Secult, Jaqueline Gomes, o projeto não se limita apenas à dotação de ações de entretenimento e de cultura para a população; trata-se de uma proposta que objetiva o estímulo à valorização, também, do patrimônio histórico e arquitetônico de Sorocaba.

"Em paralelo à essa ludicidade congregada pelas ações, queremos promover um espaço de formação cidadã, onde possamos vislumbrar novos hábitos no processo de ressignificação do centro da cidade", explicou. Segundo Jaqueline, as cidades estão cada vez mais envolvidas em projetos que visam proporcionar uma cultura urbana baseada no usufruto do espaço público.

Atividades

Sob esse pretexto, a partir das 10h deste domingo (30), a população e, em especial, a comunidade central, contará com atividades diversas voltadas a crianças, jovens e adultos. O evento começa com:

Atividade de Bem-Estar: Meditação Ativa – Respiração. Às 11h começam a funcionar os espaços  de Artesanato, onde artistas que produzirão no local vão comercializar suas obras; o de Comidinhas, que vai privilegiar o cardápio das ruas e feiras, como doces, compotas, licores e salgados; o Espaço Criança, onde os pequenos contarão com monitoria equipamentos e jogos, Espaço de Artes Visuais, com artistas pintando e desenhando, mostrando suas técnicas e conversando com o público e Espaço de Convivência, que tem almofadas, toalhas para piquenique.

Em paralelo, parceiros como o Projeto Pintura Solidária e Rabisquedo trazem a oportunidade da confecção de "obras de arte" por crianças e adultos que queiram levar para casa o resultado de sua inspiração.

E para quem curte aventura, o "Viva o Centro" também traz o Projeto Slackline, em que os mais atrevidos e com ótimo equilíbrio podem se arriscar sobre uma fita elástica a poucos centímetros do chão.

Também às 11h haverá apresentação teatral enquanto às 15h acontece a segunda edição do dia da - Atividade de Bem-Estar Meditação Ativa: Respiração.

E, agora, oficialmente advinda do projeto "Domingo no Parque", a apresentação musical do "Viva o Centro" começa com a Banda Maria Madame, a partir das 16h. A diversão está garantida e basta comparecer para aproveitar.

Quer conhecer mais sobre o que já foi feito? Acesse a página do "Viva o Centro" noFacebook.

Compartilhe no Whatsapp