da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Fotos na Agência Sorocaba de Notícias
A palestra "Propriedade Industrial como Oportunidade de Negócios nos Mercados Nacional e Internacional", proferida pela coordenadora regional do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), Maria dos Anjos Marques Buso, atraiu um público superior a 200 pessoas ao Parque Tecnológico. A palestra, a principal atração do II Encontro Tecnológico (Encotec), teve cerca de uma hora e trinta minutos de duração, predominando os temas marcas e patentes.
Na abertura dos trabalhos o presidente da Empresa Municipal Parque Tecnológico (EMPTS), Vitor Lippi, destacou o desafio de ajudar a construir o futuro, onde a questão da tecnologia e inovação têm papel fundamental. "O Encotec é uma agenda de eventos que acontecerão mensalmente, trazendo especialistas para falarem desses temas tão importantes. O Brasil precisa se preparar para proteger as inovações que vem desenvolvendo", afirmou Lippi.
A coordenadora do Inpi começou abordando a importância da tecnologia e a informação que estão presentes em todos os lugares na vida das pessoas. Destacou também que o Brasil, embora seja o 13° do mundo em Ciência e Tecnologia, não consegue traduzir as criações em patentes. "A patente estimula a concorrência a desenvolver novas tecnologias ou aperfeiçoar as existentes. É um instrumento legal de ação contra contrafatores", disse ela.
Ao fim da palestra, Maria dos Anjos, que é especialista em propriedade intelectual, elogiou a iniciativa do Parque Tecnológico de Sorocaba, em aproximar as universidades, a pesquisa e a indústria. "Não tenho dúvidas de que isso será muito bom não só para Sorocaba, mas para toda a região, para o país", destacou.
Ao final da palestra, a coordenadora do Inpi respondeu a perguntas do público, deu dicas para proteger a marca da empresa, explicando que ao obter o registro, os direitos prevalecem por 10 anos, prorrogáveis por períodos iguais e sucessivos, desde que a solicitação seja feita na vigência do último ano da validade do registro. Para mais informações e fazer o download do formulário para solicitar o registro de marca ou patente, acessar o portal do Inpi.