Prefeito Pannunzio abriu a Exposição das Cidades Educadoras

20/6/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Fotos na Agência Sorocaba de Notícias

 

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio abriu oficialmente, na manhã desta quarta-feira (19), a exposição itinerante "Cidades Educadoras: Ações Locais, Valores Globais". O evento que acontece na Biblioteca Municipal "Jorge Guilherme Senger", no Alto da Boa Vista, prossegue até o dia 28 com atividades paralelas apresentando as políticas públicas desenvolvidas por várias cidades brasilerias que integram a rede de Cidades Educadoras.

Iniciativa da Prefeitura de Sorocaba em parceria com a Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice), o evento teve palestra da diretora da Aice para América Latina, Laura Ines Alfonso, além de representantes de cidades educadoras do Brasil, como Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte.

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio ressaltou o objetivo da exposição e disse que a cidade é educadora não só pelo que faz na escola, mas sim pelas políticas públicas que envolvam a população, voltadas a esse conceito. "Sorocaba assumiu a responsabilidade de coordenação da rede brasileira das Cidades Educadoras e é uma missão que nos honra", disse o prefeito, agradecendo a todos os presentes, bem como a diretora da Aice, que veio da cidade de Rosário (Argentina).

A secretária da Educação, Dulcina Guimarães Rolim, destacou a parceria de todas as secretarias municipais envolvidas na exposição, reforçando que para Sorocaba é um orgulho receber a exposição que já passou por seis países. "Como coordenadora da rede brasileira é uma honra sediar essa exposição que retrata as práticas educadoras de várias cidades do mundo", disse ela.

Laura Ines Alfonso, que proferiu palestra sobre o "Conceito de Cidade Educadora", agradeceu ao prefeito Antonio Carlos Pannunzio por ter aberto a cidade para receber a exposição. "O objetivo dessa mostra é difundir as boas práticas educadoras, promover o intercâmbio de idéias e experiências entre as cidades que fazem parte da rede, como também as não associadas", destacou ela.

Em sua palestra, a diretora da Aice para a América Latina, que abrange 56 cidades em 12 países, ponderou que o conceito de cidade educadora não é pensar em uma cidade como um grande centro educador. "É um lugar de ensino-aprendizagem, de convivência e diálogo permanentes. Todos nós somos educadores e fazemos isso a todo momento, com atitudes, gestos e palavras. Essa educação pode ser para o bem ou não, depende de nós", explicou.

Fundada em 1994, a Aice, que tem sede em Barcelona (Espanha), conta atualmente com 456 cidades associadas, de 37 países de todos os continentes. Sorocaba é a coordenadora da rede brasileira de Cidades Educadoras, que tem 14 integrantes: Belo Horizonte, Campo Novo do Parecis (MT), Jequié (BA), Caxias do Sul, Porto Alegre e Santiago (RS), Itapetininga, Santo André, São Bernardo do Campo, Santos, São Carlos e São Paulo (SP) e Vitória (ES).

Nessa iniciativa a Aice contou com a colaboração das Prefeituras das sete cidades envolvidas, a Prefeitura de Barcelona, da Cátedra da Unesco de Políticas Culturais e Cooperação da Universidade de Girona, além de apoio da Agencia Española de Cooperación Internacional al Desarrollo (Aecid). No dia 20 haverá uma reunião geral das Cidades Educadoras do Brasil e o encerramento será no dia 28, às 17h. Para participar das atividades complementares até a sexta-feira (21), devido ao número limitado de vagas, é necessária inscrição prévia: sedu.eventos@gmail.com

A solenidade de abertura da exposição contou ainda com as presenças da vice-prefeita e secretária de Cidadania, Edith Maria Di Giorgi, secretários municipais: José Simões de Almeida Junior (Cultura), Francisco Moko Yabiku (Esportes), Roberto Montgomery Soares (Segurança Comunitária), Aurilio Caiado (Finanças), Jussara de Lima Carvalho (Meio Ambiente), Hélio Godoy (Habitação e Urbanismo), Armando Raggio (Saúde), Renato Gianola (diretor da Urbes) e Flaviano de Lima (presidente do Nuplan). O evento também teve a participação do cônsul-geral em São Paulo e presidente da Câmara de Comércio de El Salvador, Vidal Sorto Rubio.

Compartilhe no Whatsapp