da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Fotos na Agência Sorocaba de Notícias
Uma coletiva de imprensa organizada pela secretária da Educação, Dulcina Guimarães Rolim e pela presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), professora Maria Inês Moron Pannunzio - responsável pela orientação pedagógica das creches - , abordou na tarde desta terça-feira (18) diversos assuntos relacionados às creches em Sorocaba.
Sob a ótica de que creche é um espaço educativo e um direito das crianças de 0 a 3 anos, Dulcina e Maria Inês traçaram um panorama geral da realidade das creches, hoje, no município e os projetos para a área.
Elas falaram a respeito da grande demanda por vagas, sobre os mandados judiciais, e anunciaram a inauguração de 16 novas creches até o final de 2013, além da criação de um Centro de Inscrição, previsto para outubro deste ano, para que seja possível saber o número exato de crianças que aguardam por uma vaga. Hoje, as famílias cadastram a mesma criança em várias creches, o que compromete as estatísticas.
Maria Inês já visitou 45 das 55 creches da rede municipal que estão em funcionamento com o objetivo de ouvir as principais necessidades das diretoras, professoras, auxiliares de educação e demais profissionais, e elaborar, coletivamente, um projeto político-pedagógico para as creches. Ela falou da importância de se investir não somente na construção de novas unidades, mas na formação para os profissionais que nela atuam.
"O trabalho em creche exige uma especificidade no atendimento e se é um equipamento da educação, devemos lançar um olhar atento aos profissionais que nela atuam, subsidiando o trabalho desses profissionais de modo que as crianças possam vivenciar processos educativos que contribuam efetivamente com o seu processo de desenvolvimento", explicou Maria Inês.
Inclusive já está acontecendo o primeiro curso para os auxiliares de educação que trabalham nas creches. Com o tema "A dimensão educativa na primeira infância", o curso começou no dia 11 e está dividido em três turmas nas terças-feiras, quintas-feiras e sábado, totalizando 240 auxiliares inscritas, 80 por turma e segue até dia 29 de junho. Estão sendo abordados assuntos como "Concepções sobre o brincar do bebê", "A prática docente com os bebês", "Para além da sala do berçário" e "Entender o cérebro para educar melhor".
Maria Inês também adiantou as questões que estão sendo estudadas e que permeará a elaboração do novo projeto pedagógico, como a colocação de dois professores, um no berçário e outro no maternal (hoje estas turmas contam somente com auxiliares de educação), a colocação de mais dois auxiliares em cada creche atuando como volantes, visando reduzir a jornada de trabalho deste profissional de 8 horas/dia para 6 horas/dia e a implantação de férias coletivas uma vez por ano.
Na ocasião, também foi lançado o site Creche & Vida, que tem por objetivo trazer referências e orientações que contribuam com a implementação de práticas educativas de qualidade, subsidiando o trabalho de todos os profissionais da Educação Infantil.