Exposição das Cidades Educadoras começa nesta quarta-feira

19/6/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba


Fotos na Agência Sorocaba de Notícias 

Eu educo, tu educas, nós educamos... Alguns dos conceitos adotados pelas Cidades Educadoras, programa que propõe tornar cada cidadão, cada espaço da cidade, em educador, pode ser conferido na exposição itinerante "Cidades Educadoras: Ações Locais, Valores Globais", que será aberta às 9h desta quarta-feira (19), na Biblioteca Municipal "Jorge Guilherme Senger", no Alto da Boa Vista.

Iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, em parceria com a Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice), o evento será aberto pelo prefeito Antonio Carlos Pannunzio e diretora da Aice para América Latina, Laura Ines Alfonso. Tam´bém participam representantes de cidades educadoras do Brasil, como Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte. A exposição permanecerá aberta ao público até o dia 28, com uma série de atividades.

Fundada em 1994, a Aice, que tem sede em Barcelona (Espanha), conta atualmente com 456 cidades associadas, de 37 países de todos os continentes. Sorocaba é a coordenadora da rede brasileira de Cidades Educadoras, que conta com 14 integrantes: Belo Horizonte, Campo Novo do Parecis (MT), Jequié (BA), Caxias do Sul, Porto Alegre e Santiago (RS), Itapetininga, Santo André, São Bernardo do Campo, São Carlos e São Paulo (SP) e Vitória (ES).

A exposição "Cidades Educadoras: Ações Locais, Valores Globais" busca despertar a consciência de todos para o potencial educativo das cidades. A ideia é apresentar experiências dos municípios membros, que ilustram as diversas ações e conceitos previstos na Carta das Cidades Educadoras, e divulgar o compromisso com a educação no seu sentido mais amplo, estabelecendo novas formas de cooperação entre as cidades associadas.

Saúde e Cultura são os temas desta segunda fase da exposição, que já passou por Paysandú (Uruguai), com o tema "Acesso à cultura"; em Rosario (Argentina), "Higiene urbana e cuidado com o meio ambiente"; Praia (Cabo Verde) "Democratização do esporte"; Lisboa (Portugal) "Formação de trabalhadores municipais"; Gandía (Espanha) ,"Universidade das pessoas maiores"; e Tampere (Finlândia), com a promoção da coesão social através das tecnologias da informação.

De Sorocaba as ações retratadas são: Pedala Sorocaba, Mega Plantio Escolar e o Projeto Caminhada. A exposição contará com 28 painéis, apresentando experiências de 7 cidades, divididos em duas partes para permitir ao visitante aprofundar no diálogo entre as ações locais (lado escuro) e os valores globais (lado claro).

A secretária da Educação, Dulcina Guimarães Rolim, destaca que o evento é uma oportunidade para a população conhecer ações que levam ao conceito Cidade Educadora, de Sorocaba e também de municípios de outros países. "Todos, cidades e entidades constituidas, mesmo quem não atua diretamente com a educação formal, estão convidados a visitar a exposição".

Nessa iniciativa a Aice contou com a colaboração das Prefeituras das 7 cidades envolvidas, da Prefeitura de Barcelona, da Cátedra da Unesco de Políticas Culturais e da Cooperação da Universidade de Girona, além de apoio da Agencia Española de Cooperación Internacional al Desarrollo (AECID). No dia 20 haverá uma reunião geral das Cidades Educadoras do Brasil e o encerramento será no dia 28, às 17h. 

Princípios da Cidade Educadora

 O conceito de Cidade Educadora foi promovido pela Unesco, em 1970, e pela Associação Internacional de Cidades Educadoras, em 1990, no sentido de qualidade educativa/educadora das cidades. Toda cidade tem uma finalidade educativa, seja explícita ou implícita. Diz-se que uma cidade é educadora quando esta tem uma intencionalidade de educar a sociedade e não apenas de escolarizar.

Na cidade educadora, tem-se a escola e também outros espaços, ambientes, agentes e conteúdos educacionais. Para integrar a Aice e, portanto, receber o título de Cidade Educadora - as prefeituras devem aderir à Carta das Cidades Educadoras, comprometendo-se com os 20 princípios básicos contidos no documento.

Esta carta foi construída com base na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), no Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (1966), na Convenção sobre os Direitos da Criança (1989), na Declaração Mundial sobre Educação para Todos (1990) e a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural (2001).

Conheça o teor da carta no portal das Cidades Educadoras.

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