da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Fotos na Agência Sorocaba de Notícias
O prefeito Antonio Carlos Pannunzio reuniu-se com o secretariado e funcionários responsáveis pela gestão de projetos na manhã desta segunda-feira (17), no auditório da Biblioteca Municipal, iniciando o processo de elaboração do Plano Plurianual 2014-2017 (PPA).
O projeto seguirá as diretrizes do Planejamento Estratégico Municipal, que defendem a sustentabilidade econômica, social e ambiental; a inovação; os respeitos aos princípios legais; aumento da integração e eficiência dos setores da Prefeitura, possibilitando uma gestão mais transparente e integrada à população.
Instrumento de planejamento a médio prazo, previsto pelo artigo 165 da Constituição Federal, no primeiro ano de uma gestão, o PPA estabelece diretrizes dos programas, ações, principais investimentos e metas da Prefeitura pelos próximos quatro anos, servindo de base ao Orçamento Municipal. O projeto de lei do PPA deve ser encaminhado para apreciação da Câmara Municipal até o final de agosto.
Pannunzio destacou que o Planejamento Estratégico conduzirá os projetos da Prefeitura de Sorocaba até o final do Governo, com mais eficiência no investimento dos recursos públicos. "Por meio de uma gestão de resultados mais ágil e transparente, Sorocaba irá deixar o patamar de cidade industrial e passará a ser uma cidade tecnológica, em condições de atrair oportunidades e investimentos mantendo sua qualidade de vida", explica.
Eixos de desenvolvimento
A partir das diretrizes principais, Pannunzio explica que o Planejamento Estratégico criou os eixos que estão fundamentando os projetos do Governo até 2016, último ano da atual gestão. São eles: Cidade Viva, que destaca a qualidade de vida e a ocupação dos espaços públicos pela população; Cidade Bonita, que visam à transformação dos locais públicos em promotores de qualidade de vida; Cidade Educadora, continuidade da parceria internacional com a Unesco, que transformam as estruturas da cidade em espaços educadores; Cidade Humana, com políticas sociais em favor de uma cidade, inclusiva, solidária, mais civilizada e justa socialmente; Cidade de Oportunidades, visando tornar Sorocaba cada vez mais competitiva e atrativa para investimentos; e Cidade Contemporânea, com uma gestão pública favorável a uma cidade cada vez mais sustentável, eficiente e inovadora.
Além da explanação do prefeito, os secretários de Planejamento e Gestão, Rubens de Lara, e de Finanças, Aurílio Caiado, fizeram aos demais integrantes do Governo Municipal uma apresentação sobre as fases de planejamento, análise e elaboração do PPA, antes do envio ao Legislativo.