Sessão de cinema no Clube do Idoso exibe diariamente filmes para todos os gostos

18/6/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Para participar é necessário ser sócio do clube. A sessão é gratuita e comporta, no máximo, 40 pessoas

 

Além de oferecer lazer, esporte, saúde e integração social, o Clube do Idoso "Carlos Alberto Moura Pereira da Silva" também promove cultura à terceira idade. Uma dessas atividades é a sessão de cinema, que ocorre de segunda a sexta-feira, às 9h30 e às 14h30, com a exibição de grandes clássicos da sétima arte, além de filmes atuais que foram sucesso de bilheteria. Nesta terça-feira (18), os sócios do clube poderão conferir gratuitamente "O caçador de pipas" (2007), dirigido por Marc Forster, baseado no best-seller de Khaled Hosseini.

Vinculado à Secretaria da Cidadania (Secid), o Clube do Idoso é um espaço voltado exclusivamente aos sorocabanos da terceira idade. No local, eles podem frequentar academia, aula de ginástica, curso de informática, dança circular, aulas de artesanato, pintura em tecido, rodas de conversa, tardes dançantes às quintas-feiras, entre outras atividades.

"Além de oferecermos ao público da terceira idade uma sessão de cinema, nós também trabalhamos o tema dos filmes com um bate-papo com a nossa psicóloga, favorecendo o diálogo, a reflexão e o bem-estar", comenta Anésia de Moraes Rosa, coordenadora do Clube do Idoso. Nesta semana, eles vão conferir ainda o francês "Intocáveis" (2011), na quinta-feira (20), e "Candinho" (1954), estrelado por Mazzaropi, na sexta-feira (21).

O bate-papo com a psicóloga Angelita Gonçalves Medeiros ocorre às segundas e quartas-feiras, no período da tarde, e às quintas-feiras, no período da manhã, logo em seguida ao filme e dura no máximo uma hora, dependendo do número de participantes. Cada sessão comporta no máximo 40 pessoas.

De acordo com Angelita, além dela mesma escolher alguns títulos, outros são exibidos por sugestão dos próprios frequentadores do Clube do Idoso. "A minha escolha é baseada por temas que tragam reflexão a eles, com intuito motivacional e com uma perspectiva positiva", explica.

Além disso, por meio de uma parceria com o Sesi, às quartas-feiras, nos mesmos horários, são exibidos os filmes da mostra "Cinema e Trabalho" do Sesi Sorocaba para à terceira idade frequentadora do Clube do Idoso. Entre os clássicos, os idosos terão a oportunidade de ver e rever filmes como "Tempos Modernos" (1936), de Charlie Chaplin, "Eles não usam Black-Tie" (1981), de Leon Hirszman, "Metrópolis" (1927), de Fritz Lang, e "São Paulo Sociedade Anônima" (1965), de Luiz Sérgio Person.

Atualmente, a unidade conta com 2 mil sócios e está localizada ao lado do Centro Esportivo "André Matiello", em Pinheiros. Para se inscrever e participar das atividades do Clube do Idoso, os interessados, além de residir em Sorocaba, devem ter mais de 55 anos, apresentar um atestado médico para atividades físicas, documento com foto, comprovante de endereço e uma foto 3x4. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações pelo telefone 3233.9592.

 Sobre "O Caçador de Pipas" 

O longa-metragem narra a história de Amir, filho de um rico pashtun, e sua relação com Hassan, filho de Ali, um hazara que trabalha como criado na casa de seu pai. Durante sua infância, em Cabul, Amir possui uma forte ligação com Hassan, mas o carinho de seu pai pelo filho do criado nutre no jovem um sentimento de rejeição e raiva, e quando Hassan é violentado por meninos mais velhos, Amir não consegue defendê-lo. O menino então acaba criando um sentimento de culpa que vai carregar por grande parte de sua vida. Anos após ter fugido do Afeganistão, já casado e formado, Amir terá uma chance de se redimir e enfrentar seu passado, mas para isso é obrigado a rever sua velha terra, destruída por guerras e pelo regime Talibã, que atualmente domina o Afeganistão.

Compartilhe no Whatsapp