Ação no Centro marcou o Dia da Conscientização da Violência Contra o Idoso

17/6/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Fotos na Agência Sorocaba de Notícias

 

Centenas de pessoas participaram das atividades desenvolvidas nesta sexta-feira (14) na Praça Cel. Fernando Prestes, no Centro, para lembrar o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa (15 de junho). Realizado pela Prefeitura de Sorocabam por meio da Secretaria da Cidadania (Secid) e o Conselho Municipal do Idoso, o objetivo foi de conscientizar a população e levar informações às famílias que convivem com os idosos sobre o problema da violência.

No evento foi lançada a campanha "Amor Responsável" para conscientizar as pessoas sobre a importância de estarem atentas a algumas questões no momento de escolher uma casa de repouso para um idoso. "As famílias, muitas vezes, têm a melhor das intenções ao colocar um idoso numa casa de repouso. E o nosso foco é justamente fazer com que as pessoas investiguem melhor essas instituições e obtenham mais informações para não se surpreenderem no futuro", destacou a Edith Di Giorgi, vice-prefeita e secretária das pastas da Cidadania (Secid) e Juventude (Sejuv).

Entre as orientações do "Amor Responsável" estão: verificar se a instituição tem cadastro no Conselho do Idoso, Bombeiros, Vigilância Sanitária e Prefeitura; checar se o responsável técnico pelo local possui curso superior e se a casa conta com enfermeira e médico; verificar sempre a limpeza e organização do ambiente; e conhecer as atividades terapêuticas que estimulam o bem-estar físico e mental do idoso.

As pessoas que passaram pelo Centro também receberam orientação e informações com uma equipe do Conselho Municipal do Idoso, do Centro de Referência do Idoso, OAB, INSS. Além disso, elas também aferiram a pressão arterial, fizeram teste de glicemia e ainda passar por atendimento nos Ônibus da Mulher e do Homem.

A aposentada Luiza Aparecida Padovani Correa foi uma das pessoas que participaram das atividades. "Minha filha me avisou que teriam essas ações e nós viemos aqui para também aferir a nossa pressão. Achei que pagaria, mas foi tudo gratuito. Foi ótimo", comentou.

A data é instituída pela Lei Municipal nº 10.038, de 18/4/2012, e marca também o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência a Pessoa Idosa.

 Centro de Referência do Idoso

 Coordenado pela Secretaria da Cidadania, o Centro de Referência do Idoso "Doutor José Mussi", localizado na Vila Progresso, tem como objetivo acolher idosos vítimas de maus tratos e de encaminhar denúncias.

De acordo com a Secid, de 1º de janeiro desta ano ao até o último dia 4 de junho, foram registradas 79 denúncias no Centro de Referência do Idoso. Entre os casos atendidos, 18 foram por violência física, 34 por violência psicológica (emocional), 38 por violência financeira (patrimonial), 56 por negligência ativa e passiva e 19 por conflito familiar.

Segundo a coordenadora da unidade, Iara Santoro, as denúncias podem ser feitas sem necessidade de identificação da pessoa pelo telefone (15) 9105.9101 ou no próprio local. O Centro de Referência do Idoso que fica na Rua Manoel Affonso, esquina com a Rua Ubirajara, e fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Compartilhe no Whatsapp