da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Fotos na Agência Sorocaba de Notícias
A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Área de Vigilância em Saúde, promoveu nesta segunda-feira (10) o 1º Seminário Municipal de Atualização de Influenza, voltado para profissionais das rede pública e privada de saúde da cidade (Atenção Básica, Urgência e Emergência, Especialidades e rede hospitalar). O encontro, realizado no auditório da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), no Alto da Boa Vista, foi aberto pelo secretário municipal da Saúde, Armando Raggio.
De acordo com a diretora da Área de Vigilância em Saúde da SES, Daniela Valentim dos Santos, o evento, que reuniu 220 profissionais de saúde, teve como objetivo preparar os profissionais para o atendimento dos casos de Influenza, o vírus que causa a gripe. "Também queremos promover a discussão com os profissionais, estudando casos reais da doença, facilitando a compreensão do protocolo de tratamento de Influenza do Ministério da Saúde", explica a diretora.
Durante o seminário, a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Sorocaba (VE), Solange Maria Leite Ismerim, apresentou aos presentes o cenário atual da doença no município. O médico infectologista e coordenador geral de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Ricardo Pio Marins, falou sobre os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil e em todo o mundo, focando no tratamento e prevenção.
A SES tem promovido reuniões e encontros sobre o Influenza desde maio. Nestes encontros, representantes da VE apresentam aos profissionais de saúde da cidade dados epidemiológicos sobre a doença – globais e locais – e debatem com eles o protocolo de Tratamento da Influenza, revisado pelo Ministério da Saúde no último mês de março.
"A preocupação com a chegada do Inverno é grande, por isso as redes pública e particular devem estar alinhadas para o enfrentamento dos casos de SRAG no município. Além disso, nestes encontros, também estamos definindo estratégias e ações de combate à doença", diz o secretário da Saúde, Armando Raggio.