da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
A Prefeitura de Sorocaba, em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e o Sebrae, realizou nesta sexta-feira (7) o curso de formação de novos Agentes de Desenvolvimento. Além dos 10 agentes de Sorocaba, também houve a formação de 30 representantes dos municípios de Votorantim, São Miguel Arcanjo, Avaré, Iperó, Piedade e Araçariguama.
Atualmente, Sorocaba conta com 11 agentes que atuam desde 2011, número considerado pelo secretário das Relações do Trabalho, Luis Alberto Firmino, como insuficiente para atender à demanda de uma cidade de 600 mil habitantes. "Esses profissionais têm um importante papel na sociedade, trabalhando para o crescimento dos empreendedores", destacou Firmino.
Já Carlos Alberto de Freitas, diretor do Sebrae Sorocaba, ressaltou a importância das micros e pequenas empresas no cenário econômico do país. "Aproximadamente 90% das empresas brasileiras são MPE, que respondem por cerca de 60% dos empregos gerados em todo o país", afirmou Freitas, na abertura do evento.
O Agente Local de Desenvolvimento tem suas funções determinadas pela Lei Complementar 128/2008. Trabalham na articulação e mobilização, promovendo ações para o fortalecimento do segmento de micro e pequenas empresas. "O agente contribui de forma decisiva para o desenvolvimento local e para que o Brasil mantenha sua rota de crescimento forte e sustentável", finalizou Freitas.