da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Claudinho Bossa Nova é nome e música que marcam presença na manhã deste domingo (9), na segunda edição de junho do projeto "Domingo no Parque", da Secretaria de Cultura e Lazer (Secult), no Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim.
Com um repertório que exalta a poesia e a genialidade de ícones como Tom Jobim e Djavan, Claudinho passeia pelos ritmos brasileiros com um estilo totalmente próprio e dá um charme à apresentação tocando com o violão deitado no colo. Com 40 anos de carreira e avesso às novas tecnologias, o músico promete mostrar o melhor da MPB, a partir das 11h.
Com atividades das 9h às 13h, e dentro da proposta do "Domingo", o público também poderá prestigiar o "Pé de Palavras", intervenção que dispõe nos arbustos e árvores do parque frases, trechos de poesias e da literatura nacional. Desta vez, a Carlos Madia Produções, responsável pela produção do evento, faz homenagem a Priscila Rôde. Baiana de Salvador, aos 15 anos deu os seus primeiros passos no universo literário. Escreve para eternizar os versos, para guardar sorrisos e mudar caminhos. Escreve pra cuidar dos sentidos que agora adultos, querem falar de amor. É autora do Blog Mar Íntimo (www.priscilarode.com) e já participou de importantes publicações.
Em paralelo acontece, ainda, a exposição fotográfica "A doce espera", de Fabi Ribeiro que retrata a beleza e o fascínio da gravidez, um período de intensas transformações físicas e emocionais na vida de uma mulher. Mãe de dois filhos, a fotógrafa apresenta autorretratos de suas gestações.
Numa parceria com as secretarias da Cidadania (Secid) e das Relações de Trabalho (Sert), o "Domingo no Parque" é uma oportunidade de descanso, distração e relaxamento com a disposição de redes sob as árvores, livros e revistas do Projeto Vai e Vem, oficina de pintura, recreação para crianças com atividades esportivas como minitrava de futebol e tênis de mesa, além de brinquedos infláveis e uma feira de artesanatos que permite conhecer e adquirir os trabalhos de artesãos locais.
"Domingo" expandido
Com a expansão do projeto para o bairro de Brigadeiro Tobias, é a vez do Soft Mary, projeto idealizado pela dupla Victor e Vinicius, tocar o melhor do MPB na Praça Alberto Sarti, ao lado da Área de Transferência, também a partir das 11h. Marcado por uma pitada de rock pop, o repertório do Soft Mary transita entre músicas de João Bosco e Chico Buarque às melodias e sucessos dos Paralamas, com a apresentação de algumas autorais no melhor formato voz e violão.
No período da tarde, a partir das 16h, na Praça Frei Baraúna, na área central, o público vai conferir a criatividade do Marcos Moraes Trio. Somada à personalidade de Lu Garcia, o grupo promete honrar Elis Regina num espetáculo inesquecível, à altura da musicalidade e da sensibilidade da 'Pimentinha'.
Marcos Moraes é multi-instrumentista, compositor e arranjador. Apresentou-se ao lado de Hermeto Pascoal, Toninho Ferragutti, Monarco da Portela e Alessandro Penezzi. É especialista em ritmos brasileiros, e sua performance atualíssima incorpora tendências de compositores contemporâneos. Moraes se apropria das características de cada gênero para criar seu próprio universo musical, onde tradicional e moderno se integram, numa sonoridade própria, singular, repleta de movimento, ritmo, cores e improvisos.
Conceitualmente dentro da proposta de ocupação do Centro, por meio do Projeto Viva o Centro, a apresentação musical vai dividir espaço com outras intervenções promovidas pela Secult, com exposição fotográfica e atividades de lazer e culturais.