Pannunzio recebeu a Comissão de Acompanhamento de Pessoas em Situação de Rua de Sorocaba

6/6/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Fotos na Agência Sorocaba de Notícias

 

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio e a vice-prefeita e secretária das pastas da Cidadania (Secid) e da Juventude (Sejuv), Edith Di Giorgi, receberam, no início da noite da última terça-feira (dia 4), a visita da Comissão de Acompanhamento da Efetiva Aplicabilidade das Ações Permanentes das Políticas Públicas Municipais no Atendimento aos Moradores de Rua, formada pelos vereadores Jessé Loures, Carlos Leite e Rodrigo Manga. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito, no 6º andar do Palácio dos Tropeiros.

"Vejo com muito bons olhos essa iniciativa de vocês, que estão dignificando o papel do Legislativo para uma questão tão importante como essa das pessoas em situação de rua. Se conseguirmos minimizar esses problemas nós seremos paradigmas para outros municípios do nosso país", destacou Pannunzio.

Na ocasião, os vereadores entregaram um relatório elaborado nestes primeiros dois meses de trabalho, com as atividades desenvolvidas e um diagnóstico preliminar da questão no município.

De acordo com Jessé Loures, a comissão realizou uma série de visitas a instituições, como a Secid, Judiciário, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Polícias Civil e Militar, Guarda Civil Municipal (GCM), Samu, Conselho Tutelar, além de entidades e outros órgãos municipais.

Com relação ao diagnóstico, a comissão destacou, por exemplo, que 70% das pessoas em situação de rua não são de Sorocaba, mas sim de outros municípios, que inclusive são incentivados a vir a Sorocaba pelos próprios poderes públicos vizinhos.

Entre as solicitações feitas pelo Legislativo municipal, estão a criação de um Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da População em Situação de Rua, a realização de um censo na cidade, o policiamento permanente na rodoviária e a ampliação do horário de atendimento no Centro de Triagem.

Ao final do encontro, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio afirmou que analisará, juntamente com a vice-prefeita, todas as questões apontadas pela comissão para verificar a possibilidade de colocar as ações em prática.

Compartilhe no Whatsapp