da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Fotos na Agência Sorocaba de Notícias
Nesta quarta-feira, dia 5, data em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, aconteceu o último dia da ação "Meio Ambiente no Centro". Além da exposição Biodiversidade do Rio Sorocaba e a doação de mudas, a exposição interativa "Uma Casa mais Sustentável" chamou a atenção das pessoas que passaram pela Praça Coronel Fernando Prestes. As atividades se encerram às 17h.
Organizada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o objetivo da ação foi de utilizar praças, parques e outras áreas públicas para sensibilizar sobre a importância da conservação e recuperação da biodiversidade das cidades, bem como a importância das ações individuais de cada cidadão, que, por suas atitudes, podem agir positivamente e promover o aumento da biodiversidade em espaços urbanos e evitar maus-tratos aos animais silvestres.
Realizada em parceria com o Sesc Sorocaba, a exposição interativa "Uma Casa Mais Sustentável" teve como objetivo mostrar à população estruturas e tecnologias mais sustentáveis que as pessoas podem ter em suas residências.
Num cenário interativo de 20 metros quadrados, com sala, quarto, cozinha, banheiro e lavanderia, as pessoas interagiram e puderam descobrir opções e atitudes com relação à água, energia, resíduos e alimentação, discutindo além de questões ambientais, também econômicas e sociais no contexto urbano.
De acordo com Carine Faleiros, diretora da Iandé – Educação e Sustentabilidade, empresa responsável pela "casa sustentável", a ideia é mostrar às pessoas alternativas simples e baratas para se fazer em casa, com estruturas de fácil implantação e baixo custo.
Quem conferiu e aprovou a ação no Centro foi a aposentada Anne Margarida Foster Batista, moradora do Jardim Arco Íris. "Esse é um trabalho excelente de orientação. Temos que cuidar do nosso meio ambiente. Vocês estão de parabéns!", elogiou. A munícipe conheceu um sistema de coleta de água, uma composteira doméstica, uma horta vertical e um aquecedor solar de baixo custo. "Já fiz uma composteira em casa, mas não deu certo. Aqui aprendi um sistema que vai me ajudar bastante", contou.
Na praça, a população também pode conferir a exposição "Biodiversidade do Rio Sorocaba", com animais taxidermizados da região, como ratão-do-banhado, tamanduá-bandeira, martim-pescador e até o jacaré-do-papo-amarelo, que vivia nas águas do rio e foi morto por um morador de rua, em março de 2012, ao ser atingido por uma barra ferro no crânio.
De acordo com a Sema, em três dias de evento, até às 11h desta quarta-feira, foram doadas aproximadamente 1.400 mudas de árvores de espécies nativas adequadas para o plantio em calçadas. Os munícipes puderam retirar mudas, após o preenchimento do termo de doação e uma breve explicação da equipe da Secretaria do Meio Ambiente sobre os cuidados no plantio.
As pessoas também puderam conferir o Programa Jogue Limpo, realizado pela MB Engenharia Ambiental, que trabalha com o conceito de "Logística Reversa" de embalagens contaminadas com óleo lubrificante pós-consumo, estruturado e disponibilizado pelos fabricantes, importadores e distribuidores de lubrificantes.
Programação completa
Até dia 6 (quinta-feira)
Workshop – Estado da Arte dos Estudos Sobre Biodiversidade no Município de Sorocaba
Local: Uniso (Câmpus Cidade Universitária)
Horário: das 9h às 17h
Até dia 9 (domingo)
Exposição Temática "Aves de Sorocaba"
Local: Parque da Biquinha
Horário: das 9h às 17h
Dia 7 (sexta-feira)
Inauguração do Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade
Local: Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade
Horário: 9h