da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
A secretária do Meio Ambiente (Sema), Jussara de Lima Carvalho, participará nesta quarta-feira (dia 5), às 9h, da abertura oficial do Workshop – Estado da Arte dos Estudos Sobre Biodiversidade no Município de Sorocaba na Universidade de Sorocaba (Uniso), no câmpus Cidade Universitária. Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, a atividade faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente. O evento é aberto ao público e acontecerá das 9h às 17h, até quinta-feira (6).
O objetivo será de promover a discussão entre pesquisadores, que atuam nas universidades locais, resultando em uma publicação referência em âmbito nacional e internacional sobre o levantamento de estudos em relação à diversidade nos ecossistemas terrestres e aquáticos no município. "Com isso, Sorocaba se destacará como um dos poucos municípios do Estado de São Paulo que promovem este tipo de iniciativa, facilitando o acesso dos cidadãos a este tipo de informação e criando um instrumento de pesquisa de referência", destaca Jussara.
Sorocaba tem uma característica que possibilita a produção de pesquisa sobre a biodiversidade em amplo aspecto utilizando o espaço territorial do município, pois possui um polo universitário composto por universidades, faculdades, institutos, entre outros, com importantes grupos de pesquisa acadêmica na área ambiental. Pode-se destacar a Universidade Federal de São Carlos (câmpus Sorocaba), Universidade Estadual de São Paulo (câmpus Sorocaba), Pontifícia Universidade Católica de Sorocaba, Universidade Paulista (Unidade de Sorocaba) e Universidade de Sorocaba.
Essa obra conterá informações sobre as áreas prioritárias da cidade para conservação, além das espécies invasoras e nativas da flora e da fauna de Sorocaba. "Esse documento será muito importante para termos embasamento para planejarmos e tomarmos decisões para o futuro do meio ambiente de Sorocaba. Hoje temos remanescentes de Mata Atlântica e Cerrado, mas precisamos de subsídios para podermos desenvolver políticas públicas na questão da biodiversidade do nosso município", destacou Welber Smith, diretor de Educação Ambiental da Sema.