Diretores de CEIs conhecem o projeto Horta Educativa

3/6/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Diretores das escolas municipais, que atendem crianças de 4 a 8 anos, participaram na manhã desta quarta-feira (29) de uma reunião, na qual foi apresentado o Projeto "Horta Educativa", do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, que será coordenado pela presidente do FSS de Sorocaba, Maria Inês Moron Pannunzio. O secretário de Parcerias (Separ), Clebson Ribeiro, pasta responsável pelos serviços públicos, também esteve presente, além dos representantes da Secretaria da Educação (Sedu).

Por meio de uma parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento e as secretarias municipais de Parcerias, Desenvolvimento, Meio Ambiente, além do próprio Fundo Social e a Sedu o Horta Educativa vai transmitir conceitos, teóricos e práticos, de educação ambiental, nutricional e valorização do meio rural via horticultura, e tem como proposta ser um instrumento pedagógico para a compreensão da relação meio ambiente e alimentação saudável.

"A primeira infância é o período decisivo para a formação da personalidade e com o projeto queremos fortalecer o trabalho educacional, criar uma atitude positiva das crianças diante dos alimentos e atingir algumas metas pedagógicas junto a elas, tais como nomear hortaliças e outras plantas, compreender relações, sentir e experimentar e construir e transformar pela ação", explicou a educadora Maria Inês.

Dados do Ministério da Saúde apontam que a cada 20 pessoas, três são obesas e mais de 3 milhões de brasileiros sofrem de obesidade antes dos 10 anos.

Por meio de um convênio entre Estado e Município, as escolas municipais participantes recebem capacitação, um kit instrumental (com pá, enxada, sementes e sementeiras, rastelo etc) e apostilas para a parte teórica e devem indicar um educador e um "cuidador" da horta para fazer a capacitação. Em 2012, o projeto foi implantado em 100 municípios paulistas.

Nova reunião será agendada com as escolas que tiverem interesse em participar do projeto.

Compartilhe no Whatsapp