Crianças plantam árvores ao redor de duas Oficinas do Saber

3/6/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Mesmo com o tempo nublado, cerca de 500 alunos da EM "Edemir Antônio Digiampietri", da Vila Barão, e da EM "Hélio Rosa Baldy", do Jardim São Guilherme, participaram nesta quarta-feira (29) da 3ª edição do Megaplantio Escolar 2013. As crianças fizeram o plantio de 300 mudas de árvores no entorno dos prédios da Oficina de Saber das duas unidades escolares.

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias da Educação (Sedu) e Meio Ambiente (Sema), a ação ambiental encerrou as comemorações do Dia Nacional da Mata Atlântica e o Dia Municipal da Floresta Atlântica, lembrados no dia 27 de maio.

O objetivo do Megaplantio Escolar é de envolver as crianças na preservação do meio ambiente, desenvolvendo a consciência ambiental e trabalhando a questão da cidadania. A ação ambiental está embasada na declaração das Cidades Educadoras para o desenvolvimento sustentável, com o intuito de utilizar praças, parques e outras áreas públicas para sensibilizar as crianças sobre a importância da recomposição da vegetação nas áreas urbanas e seu papel como cidadão atuante, capaz de agir favoravelmente ao desenvolvimento sustentável global, por meio de pequenas ações locais em sua comunidade.

Elaine Petrin é professora de Leitura Viva da Oficina do Saber do Jardim São Guilherme e considera a ação muito importante. "Vamos criar um espaço melhor para eles aqui na escola. Essas árvores futuramente darão sombra. Além disso, plantando aqui eles vão poder cuidar e ver essas mudas crescerem", comenta. Segundo ela, as crianças fizeram até um convite para que os pais participassem do Megaplantio Escolar.

A diarista Rosana Aparecida de Oliveira Almeida, mãe de Bruno Caíque, foi uma das mães que compareceram ao plantio. Com máquina fotográfica em mãos, ela filmou o seu filho plantando a árvore em frente ao prédio da Oficina do Saber. "Eu acho isso muito bom para eles. O Bruno nasceu no sítio e ele já estava com saudade de colocar a mão na terra. Fiz questão de vir hoje aqui só pra ver a felicidades dele", comentou orgulhosa.

Bruno Caíque tem 9 anos e desde fevereiro está morando com sua família em Sorocaba. Ao lado dos seus amigos Lucas e Léo, ambos de 8 anos, eles plantaram duas mudas e estavam felizes por saber que estavam ajudando o planeta. "A árvore purifica o nosso ar e dá casa e comida para alguns animais", contaram. Na Oficina do Saber, além de educação ambiental, eles fazem espanhol, dança, teatro, judô, jogos de raciocínio e leitura viva.

Todas as 80 espécies de mudas de árvores utilizadas na ação ambiental foram produzidas nos viveiros das penitenciárias "Dr. Danilo Pinheiro", no Mineirão, e "Dr. Antônio Souza Netto", em Aparecidinha; além dos existentes no Parque Natural "Chico Mendes", na Universidade de Sorocaba (Uniso) e no Clube do Nais.

Compartilhe no Whatsapp