da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
A partir de segunda-feira (dia 3), a Prefeitura de Sorocaba dará início à programação da Semana do Meio Ambiente. Até o dia 9 de junho, serão realizadas diversas atividades para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. Os sorocabanos poderão conferir e participar de diversas atividades, como visitas monitoradas, distribuição de mudas, exposições, workshop, entre outras atividades.
Organizada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), essas ações têm como objetivo estimular a população sorocabana a refletir sobre o meio ambiente. "Nós elaboramos uma programação voltada a toda a população, de todas as faixas etárias, com o objetivo de promover a conscientização ambiental. A ideia é engajar os sorocabanos nesse movimento ambiental que o município está vivendo hoje", destacou Welber Smith, diretor de Educação Ambiental da Sema.
Um dos destaques da programação é o "Meio Ambiente no Centro", que ocorrerá de 3 a 5 de junho, das 9h às 17h, na Praça Coronel Fernando Prestes, e reunirá diversas atividades. O objetivo é de utilizar praças, parques e outras áreas públicas para sensibilizar sobre a importância da conservação e recuperação da biodiversidade das cidades, bem como a importância das ações individuais de cada cidadão, que, por suas atitudes, podem agir positivamente e promover o aumento da biodiversidade em espaços urbanos e evitar maus tratos aos animais silvestres. A ação tem apoio da LDMC e do Salão Toda Bela.
No local a população poderá conferir a exposição "Biodiversidade do Rio Sorocaba", com animais taxidermizados da região, como ratão-do-banhado, tamanduá-bandeira, martim-pescador e até o jacaré-do-papo-amarelo, que vivia nas águas do rio e foi morto por um morador de rua, em março de 2012, ao ser atingido por uma barra ferro no crânio. Estarão disponíveis para doação mudas de espécies nativas, adequadas para o plantio em calçadas na ação. Os munícipes poderão retirar mudas, após o preenchimento do termo de doação e breve explicação sobre os cuidados no plantio.
Outra ação na praça será a exposição "Uma Casa mais Sustentável", realizada pelo Sesc Sorocaba, que acontecerá nos dias 4 e 5, das 9h às 16h. Num cenário interativo de 20 metros quadrados, com sala, quarto, cozinha, banheiro e lavanderia, as pessoas poderão interagir com estruturas e tecnologias mais sustentáveis. Os participantes poderão descobrir opções e atitudes com relação à água, energia, resíduos e alimentação, discutindo além de questões ambientais, também econômicas e sociais no contexto urbano.
Já a ONG Garfos participará com rodas de discussão sobre o tema alimentação saudável e alimentos orgânicos. Também será abordada a questão dos agrotóxicos e os prejuízos à saúde.
O Programa Jogue Limpo, realizado pela MB Engenharia Ambiental, também estará presente na ação. O Jogue Limpo trabalha com o conceito de "Logística Reversa" de embalagens contaminadas com óleo lubrificante pós-consumo, estruturado e disponibilizado pelos fabricantes, importadores e distribuidores de lubrificantes. Trata-se de um programa estadual que tem como principal objetivo promover a construção de um "círculo virtuoso" entre o produtor, distribuidor e consumidor destes produtos.
A Secretaria do Meio Ambiente também realizará nos dias 5 e 6 de junho, das 9h às 18h, o Workshop – Estado da Arte dos Estudos Sobre Biodiversidade no Município de Sorocaba. O evento é aberto ao público e acontecerá na Universidade de Sorocaba (Uniso), no câmpus Cidade Universitária.
O objetivo será de promover a discussão entre pesquisadores que atuam nas universidades locais, resultando em uma publicação referência em âmbito nacional e internacional sobre o levantamento de estudos em relação à diversidade nos ecossistemas terrestres e aquáticos no município. Com isso, Sorocaba se destacará como um dos poucos municípios do Estado de São Paulo que promovem este tipo de iniciativa, facilitando o acesso dos cidadãos a este tipo de informação e criando um instrumento de pesquisa de referência.
Essa obra conterá informações sobre as áreas prioritárias da cidade para conservação, além das espécies invasoras e nativas da flora e da fauna de Sorocaba. "Esse documento será muito importante para termos embasamento para planejarmos e tomarmos decisões para o futuro do meio ambiente de Sorocaba. Hoje temos remanescentes de Mata Atlântica e Cerrado, mas precisamos de subsídios para podermos desenvolver políticas públicas na questão da biodiversidade do nosso município", destacou Welber Smith.
Outro destaque da programação fica por conta da inauguração do Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade, que ocorrerá no dia 7 de junho, às 9h, quando então Sorocaba ganhará a sua primeira Unidade de Conservação, com mais de 600 mil metros quadrados de área verde.
Programação completa
Dia 3 (segunda-feira)
Tour do Rio Sorocaba
Saída: Parque da Biquinha
Horário: das 8h30 às 12h
*Inscrições devem ser feitas até esta quarta-feira (29) pelo telefone 3219.2280.
Lançamento do projeto "Um veículo, uma árvore"
Horário: 15h
Local: Parque dos Ipês
De 3 a 5 (segunda a quarta-feira)
Meio Ambiente no Centro
Local: Praça Coronel Fernando Prestes
Horário: das 9h às 17h
Dia 4 (terça-feira)
Tour das "Árvores Cidadãs Sorocabanas"
Saída: Parque da Biquinha
Horário: das 8h30 às 12h
*Inscrições devem ser feitas até segunda-feira (dia 3) pelo telefone 3219.2280.
Dias 4 e 5 (terça e quarta-feira)
Exposição Fotográfica "Ações Ambientais" e Doação de Mudas
Local: Câmara Municipal de Sorocaba
Horário: das 9h às 17h
Dia 5 (quarta-feira)
Bate-papo "Meio Ambiente de Sorocaba"
Local: Câmara Municipal de Sorocaba
Horário: das 14h às 17h
Dias 5 e 6 (quarta e quinta-feira)
Workshop – Estado da Arte dos Estudos Sobre Biodiversidade no Município de Sorocaba
Local: Uniso (Câmpus Cidade Universitária)
Horário: das 9h às 18h
De 5 a 9 (de quarta-feira a domingo)
Exposição Temática "Aves de Sorocaba"
Local: Parque da Biquinha
Horário: das 9h às 17h
Dia 7 (sexta-feira)
Inauguração do Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade
Local: Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade
Horário: 9h